Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, Estado e Transição Digital e André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, vão estar, no próximo dia 4 de março, quinta-feira, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Esta visita insere-se na Semana Digital do Governo, uma iniciativa que visa dar a conhecer as novas medidas de apoio para a área da Transição Digital, em particular as que pretendem impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica.

A visita (ver programa completo) arranca às 10h30, no INESC TEC, e inclui uma passagem pelo Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos. O objetivo passará por dar a conhecer tecnologias na área da inteligência artificial aplicada à energia.

Às 11h00, e já na Faculdade de Engenharia, a visita prossegue no Laboratório de Gráficos, Interação e Jogos, onde terá lugar a apresentação de projetos relacionados com ambientes virtuais e novas metodologias pedagógicas na área da informática.

A comitiva segue depois para o Anfiteatro Nobre da FEUP, onde vão ser apresentados projetos inovadores liderados pela FEUP e INESC TEC e representativos da transição digital que o Governo pretende impulsionar nesta legislatura.

Prioridade do Governo

A transição digital é anunciada como uma das prioridades do Executivo de António Costa. De acordo com o Programa de Governo, o reforço da produtividade da economia assenta no continuado esforço na qualificação dos portugueses, no crescimento da investigação e desenvolvimento; na colaboração entre setor privado, a academia e as políticas públicas para o reforço da inovação; na transformação digital das nossas empresas e no acesso adequado aos meios de financiamento para os investimentos.