A Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade Porto acolhem, de 30 de maio a 3 de junho, o projeto europeu LITHME (Language in the Human Machine Era), que integra uma escola de verão e um roadshow de empresas focados nas temáticas das novas tecnologias da linguagem.

Pela primeira vez em Portugal, a LITHME Training Schoolcuja primeira edição decorreu em 2021, em Ávila, Espanha – vai juntar na FLUP cerca de 60 participantes de todo o mundo para uma formação avançada intensiva com investigadores internacionais sobre a interação entre a linguagem e a tecnologia.

Esta escola de verão tem como destinatários linguistas, investigadores na área da linguagem e empresas tecnológicas que irão interagir com as tecnologias desenvolvidas pelas empresas associadas ao projeto, debruçando-se sobre os desafios que se colocam à utilização da linguagem num mundo cada vez mais tecnológico e no qual a tecnologia e a linguagem estão cada vez mais integradas.

Em paralelo, a FEUP recebe, nos dias 1 e de 2 de junho, o LITHME Roadshow. Trata-se de um evento aberto ao público, com stands de uma dezena de empresas, para o qual são convidados todos os interessados em tecnologias da linguagem e interfaces de conversação inovadoras.

Alana, Altice Labs, BCN, ClassVR, Cortical.io, Flowchase, Natural Vox, Pangeanic e ReadSpeaker são algumas das empresas que vão marcar presença na iniciativa, que contará ainda com a realização de um workshop da empresa NVIDIA.

“O Roadshow pretende reunir investigadores e desenvolvedores de tecnologia e investigadores em linguística, apresentando novas tecnologias da linguagem que estão a reformular a maneira como falamos e comunicamos. De chatbots superinteligentes a realidade aumentada imersiva e tradução instantânea, os visitantes poderão experimentar  o que há de mais recente em tecnologia linguística por empresas que apresentam as suas soluções”, convida Henrique Lopes Cardoso, professor no Departamento de Engenharia Informática da FEUP.

O programa completo da iniciativa pode ser consultado aqui.

Sobre o LITHME

O LITHME é um projeto europeu integrado nas Ações COST (Cooperação Científica e Tecnológica Internacional) que tem como objetivo preparar diferentes áreas para a era da interação entre os seres humanos e a tecnologia.

A rede inclui oito grupos de trabalho: Linguagem e Direito; Direitos Linguísticos; Diversidade e Vitalidade Linguística e Línguas em Perigo; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Ideologias, Crenças e Atitudes; Serviços e Profissionais Linguísticos; Variação Linguística; e Linguística Computacional. Este último é liderado por Rui Sousa-Silva, docente do da FLUP e Coordenador do Centro de Linguística da U.Porto (CLUP), e por Henrique Lopes Cardoso, docente da FEUP e investigador no LIACC.