Outubro foi o mês em que a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) acolheu os novos estudantes internacionais de grau dos ciclos de estudos de Mestrado e Doutoramento, para o ano letivo de 2021/2022. O auditório da instituição recebeu, a 8 de outubro, mais de 50 estudantes de várias nacionalidades, num programa conduzido pelo Intercultural Contact Point (iPoint) da FEUP.

Com o intuito de promover a integração de todos os estudantes num ambiente académico diversificado e que preza os princípios de igualdade, direitos, valores e aptidões, a sessão, inaugurada pelo Diretor da FEUP, João Falcão e Cunha, contou com diversas intervenções de equipas da FEUP, como é o caso da Unidade de Inovação, da Unidade de Talento e ainda do Gabinete de Orientação e Integração.

Houve também lugar para abordar a área das oportunidades de mobilidade e programas de doutoramento europeus, assim como uma atuação da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto (TUNAFE) e visitas às instalações do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e da AEFEUP (Associação de Estudantes da FEUP), com direito a um welcome drink.

“Está a ser uma ótima experiência!”

Kathleen Carvalho, estudante recém-chegada de São Paulo, no Brasil, para frequentar o Programa Doutoral em Engenharia Biomédica no Porto, foi uma das presenças na sessão de esclarecimento. Confessando que as suas “expectativas para a FEUP estão muito altas”, a estudante vê na FEUP “o local ideal para encontrar os melhores profissionais da área, agregar o meu conhecimento e fazer com que a minha pesquisa seja cada vez melhor e mais importante”.

Também Hasan Mustafa, do Paquistão, quis conhecer melhor a instituição que será a sua casa nos próximos tempos. Porquê a FEUP? “Quero dar continuidade à minha formação inicial, em Ciências da Computação, e aprender mais sobre a área de bases de dados. Quando me candidatei à Faculdade de Engenharia, encontrei colaboradores e professores que me apoiaram e ajudaram muito. Está a ser uma ótima experiência!”

Martin Aubard, estudante francês que escolheu a FEUP para seguir o seu tópico de doutoramento sobre inteligência artificial e robótica, revela: “Espero aprender muito cá. E, na verdade, é a minha primeira vez em Portugal e ainda estou a descobrir a cidade. Está a ser muito bom!”.

Mais de 50 estudantes de várias nacionalidades participaram na sessão promovida pelo Intercultural Contact Point (iPoint) da FEUP. (Foto: FEUP)

Ainda no seguimento deste programa de boas-vindas a estudantes internacionais, foram organizados eventos paralelos, com apresentações de organizações estudantis, como é o caso da InterUp, e visitas à Biblioteca da FEUP e ao Pavilhão Luís Falcão. Aqui, os participantes foram desafiados a participar em jogos de Team Building e a conhecer melhor o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), bem como os serviços que este coloca ao dispor dos estudantes.

O CDUP-UP deu as boas-vindas aos novos estudantes de 2.º e 3.º ciclos com atividades de Team Building. (Foto: FEUP)

Nova sessão a 8 de novembro

Para todos os estudantes que não conseguiram estar presentes na primeira sessão, haverá uma repetição do programa a 8 de novembro, no Auditório da FEUP. Esta sessão incluirá ainda um momento de Happy Hour na AEFEUP.

As sessões de acolhimento fizeram parte do programa “Orientation Days”, uma iniciativa destinada a receber e a integrar os estudantes estrangeiros de mobilidade no arranque de cada semestre letivo.

Com organização da Unidade de Captação e Cooperação Académica da FEUP, esta iniciativa inclui várias atividades de integração de caráter cultural e interrelacional, assim como de índole administrativo e académico.