Um pouco por todo o mundo – e Portugal não é exceção – multiplicam-se cenários e estimativas dos efeitos negativos que a pandemia por Covid-19 está a provocar na economia. Mas esta poderá ser também uma oportunidade única para pensar novas estratégias e avançar com mudanças fundamentais em áreas como a transição energética, as alterações climáticas e a promoção da sustentabilidade ambiental. Que novas ideias de negócio podem surgir nesta fase pós-pandemia? – este é o enquadramento do debate agendado para dia 14 de julho, às 17h00, na Sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com transmissão em direto, a partir do canal Youtube da FEUP.

Promovido pela Comissão de Ligação à Indústria da FEUP, este debate enquadra-se no Ciclo “A Voz da Indústria” que pretende aproximar a indústria e os seus principais atores do conhecimento produzido pela academia, no âmbito do FEUP PRIME, o programa corporativo que pretende dotar as empresas de vantagens competitivas através do contacto direto com o talento, o conhecimento e a inovação.

Para esta sessão está já confirmada a participação de Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC. O debate será moderado por António Costa, Senior Partner no Kaizen Institute, e contará igualmente com a presença de João Fugas, Membro do Conselho de Administração da BONDALTI, e de Jorge Cerqueira Pinto, Board Advisor da CaetanoBus.

No arranque dos trabalhos, haverá ainda espaço para uma breve intervenção de José Félix Ribeiro, estratega com uma vasta carreira na administração pública. Nela serão abordadas as oportunidades que se colocam à economia portuguesa, com base no livro “Economia, Tecnologias e Engenharia”, que surge como um contributo do economista para o Plano Estratégico da FEUP num horizonte a 20 anos.