p2020_300_200É uma iniciativa do Gabinete Portugal 2020 da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e tem por objetivo apresentar resultados relativamente a estes três anos de funcionamento do programa de financiamento Portugal 2020: que vantagens há para as Universidades participarem neste programa de financiamento e o que podem os grupos de investigação alcançar ao candidatarem-se aos fundos disponíveis? No dia 30 de novembro, quarta-feira, todas estas questões vão ser esclarecidas a partir das 9h00, no Anfiteatro Nobre da FEUP.

Em jeito de balanço dos três primeiros anos do Programa Portugal 2020 e perspetivando as oportunidades de financiamento para os próximos anos, esta sessão terá como mote a apresentação de resultados e a discussão de várias temáticas relacionadas com este programa de financiamento.

A sessão vai contar com a participção de várias personalidades ligadas ao meio académico e com responsabilidades ao nível governamental. Entre elas inclui-se Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, que falará sobre “O papel da Universidade do Porto no desenvolvimento regional e empresarial”.

Os outros convidados são Ricardo Miguéis, chefe do gabinete da secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que debruçar-se-á sobre o investimento estatal em investigação e inovação; Alexandra Vilela, vogal da Direção do COMPETE, que vai abordar a questão da capacitação das Universidades portuguesas através dos instrumentos de financiamentos do programa Portugal 2020; José Carlos Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ANI, que falará sobre a importância da aproximação entre a Ciência e a Economia; e Eurico Neves que, na qualidade de diretor executivo da Inova+, fará uma abordagem ao papel fulcral da Inovação no programa Portugal 2020. Por ultimo, Pedro Coelho, coordenador do gabinete Portugal 2020 da FEUP, vai apresentar alguns indicadores do que tem sido a participação da Faculdade de Engenharia neste programa quadro.

No âmbito do Programa Portugal 2020 a FEUP assegurou já cerca de 20 milhões de euros de financiamento, distribuídos por projetos de financiamento para as suas unidades de I&D e Laboratório Associado, projetos com a indústria nacional, infraestruturas científicas, formação avançadas, entre outros.

A sessão é aberta ao público. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrições prévia.