É já no próximo dia 11 de março que o Ciclo de Debates “Novos Paradigmas” regressa à Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) com um seminário dedicado à Evolução e Futuro da Inteligência Artificial: repercussões técnicas, económicas, sociais e culturais – Desafios e Riscos Éticos.

A sessão arranca às 14h20, no Auditório da FEUP, e pretende ser uma janela de diálogo, naturalmente crítico e exigente, e ao mesmo tempo realista e construtivo, sobre o ritmo acelerado de evolução da inteligência artificial na sociedade atual.

O principal objetivo desta sessão é promover o diálogo entre pessoas e instituições com visões, interesses e preocupações diferentes, contribuindo para a descoberta e construção de soluções que minimizem os impactos negativos e promovam os positivos, contribuindo, assim, para um mundo mais pacífico e seguro, sustentável, equitativo, solidário e humano.

Foram convidados cientistas, representantes de instituições universitárias, mas também psicólogos, filósofos e especialistas em estudos e análises éticas, políticos de todos os grupos parlamentares, representantes das principais confederações sindicais e patronais, um membro do governo ligado à área da inteligência artificial e líderes políticos ao mais alto nível.

O programa detalhado está disponível para consulta  aqui.

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição, até dia 8 de março.

Sobre o Ciclo “Novos Paradigmas”

O cicloNovos Paradigmas, debates na FEUP” começou, em 2010, como iniciativa de professores, com maior ou menor participação de estudantes e com o apoio da Direção da FEUP. Nos sete primeiros anos as sessões foram semestrais, e dedicadas aos temas mais diversos. Em 2017, a saúde do principal dinamizador sofreu um abalo, que motivou alguns adiamentos.

É uma iniciativa de pedagogia ativa, com muito forte participação de importantes atores sociais, num quadro de debate e diálogo entre diferentes, aberto e enriquecedor. Temas como novos paradigmas ou modelos de vivência e organização da economia, da sociedade, da política e das relações internacionais, duma forma construtiva, a pensar no bem-comum e na dignidade de todas as pessoas e na sustentabilidade do planeta e dos seus habitantes, passaram já por esta organização.

Foi da Iniciativa de Novos Paradigmas na FEUP que, em dezembro de 2015 nasceu a Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigma da Educação. A coordenação tem pertencido a António Barbedo Magalhães, Professor Emérito da U. Porto na FEUP.