A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai promover, entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro, mais uma edição dos ‘Orientation Days’, uma iniciativa destinada a receber e a integrar os estudantes estrangeiros de mobilidade.

Com organização da Unidade de Captação e Cooperação Académica da FEUP, o evento, que se repete no arranque de cada semestre letivo, inclui várias atividades de integração de caráter cultural e interrelacional, assim como de índole administrativo e académico com a devida adaptação às contingências do enquadramento pandémico atual.

Ao longo de duas semanas (ver programa), os estudantes em mobilidade da FEUP vão ter a oportunidade de participar em sessões virtuais informativas e de caráter prático sobre o funcionamento da Faculdade e pequenas apresentações em vídeo preparadas para que os novos estudantes possam conhecer o campus – incluindo a biblioteca, os recursos informáticos e os principais serviços – da faculdade. A iniciativa culmina a 30 de setembro, com uma cerimónia oficial de boas-vindas presidida por João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP.

“Depois de um ano muito difícil para a mobilidade, devido aos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, estamos muito felizes e entusiasmados por dar as boas-vindas aos novos estudantes de mobilidade que, tal como nós, continuam a acreditar que uma experiência internacional contribui para o seu enriquecimento pessoal e desenvolvimento de competências fundamentais para o seu futuro.”, afirma fonte da Unidade de Captação e Cooperação Académica da FEUP.

Os ‘Orientation Days’ fazem parte de um programa alargado de softlanding promovido pela instituição no contexto das iniciativas de internacionalização, contando com diversas ações de integração social e académica.

Entre as atividades de acompanhamento da comunidade internacional da FEUP promovidas durante o ano letivo incluem-se um curso intensivo de Português para Estrangeiros e o programa de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares apoiam e acolhem os estudantes estrangeiros, nomeadamente na procura de alojamento.