O Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a desenvolver uma plataforma de análise e classificação de reclamações e seleção de agentes económicos a serem inspecionados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Designado Centro Inteligente de Gestão e Controlo Operacional (CIGESCOP), o projeto baseia-se nos resultados preliminares do projeto IASAE – Inteligência Artificial na Seguração Alimentar e Económica, concluído em 2020. Este novo projeto vai permitir – já a partir de 2022 – uma resposta mais eficiente e eficaz, reforçando a capacidade inspetiva da ASAE. A garantia foi dada por Luís Paulo Reis, diretor do LIACC, na reunião de apresentação do projeto no passado dia 7 de maio, na Faculdade de Engenharia.

Com recurso às mais recentes técnicas de inteligência artificial e aprendizagem computacional, a plataforma analisará de maneira inteligente e semi-automática as reclamações e denúncias recebidas eletronicamente e realizará sua análise, separação e priorização usando técnicas de processamento de linguagem natural e aprendizagem computacional. Ao mesmo tempo, estão também a ser criadas e otimizadas matrizes globais de risco baseadas no volume de consumo, taxa de incumprimento, produto/serviço e outros fatores.

Através do cruzamento de informações de cada agente económico e do geo-referenciamento de todos os (mais de 3 milhões) agentes económicos portugueses, do seu histórico e das informações de várias fontes, é posteriormente realizada uma seleção inteligente de agentes económicos a fiscalizar e ainda a criação de planos de fiscalização dinâmicos e flexíveis.

A importância de se cumprir a lei

“O que se pretende aqui é “através de um apoio à decisão eficaz, baseado nas mais modernas técnicas de Inteligência Artificial, Aprendizagem Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Simulação Inteligente e Otimização, dotar os especialistas da ASAE com meios adicionais que lhes permitam aumentar a sua eficiência e eficácia. O projeto permitirá assim sensibilizar os agentes económicos para a importância do cumprimento da lei, incrementando a segurança alimentar e económica e a confiança dos consumidores nos agentes económicos nacionais”, acredita Luís Paulo Reis, responsável pelo projeto no LIACC.

A sessão contou com a presença de João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor que realçou a importância desta inovação tecnológica nos domínios da segurança alimentar e económica para o serviço de fiscalização da ASAE.

“Este é um excelente exemplo de cooperação entre a Academia e a Administração Pública, que em breve terá aplicação concreta em benefício da sã e leal concorrência, da promoção da competitividade e da defesa dos consumidores” sublinhou o governante.

Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada e Vice-presidente da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores no Parlamento Europeu, aproveitou para enfatizar a importância deste tipo de sinergias na modernização da administração pública classificando este projeto como “inovador” e “bastante promissor” para o setor da segurança alimentar.