A crescente urbanização da população à escala global não impede que um conjunto significativo de cidades experimentem processos de perda populacional, muitas vezes associada ao declínio da sua base económica. São as designadas “cidades em contração” e estudos recentes referem que este fenómeno atinge entre 20 a 30% das cidades europeias.

É neste contexto que surge o RE-CITY, um projeto europeu coordenado pelo Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que vai aplicar 6 milhões de euros – provenientes do Programa Horizonte 2020, através das Ações Marie Skłodowska-Curie – na procura de soluções inovadoras para “revitalizar” as cidades em contração.

Para além da FEUP, o projeto conta com a participação de mais 15  equipas de universidades, centros de investigação, fundações e empresas da Europa, Estados Unidos, México e Japão, com uma vasta experiência acumulada na compreensão deste fenómeno. Entre os objetivos a atingir, inclui-se ainda o desenvolvimento de um programa de formação avançada de uma nova geração de planeadores que possa intervir no desenvolvimento das soluções propostas .

Estudar para planear

Combinando os contributos de diversas disciplinas, os investigadores do RE-CITY vão estudar o modo como as cidades lidam com os processos de declínio e de mudança. Nesse estudo incluem-se, por exemplo, conceitos, trajetórias e alternativas de desenvolvimento; estratégias e metodologias de planeamento, formas de aprendizagem, de mobilização dos diversos atores sociais e de resposta às desigualdades urbanas; modos de provisão de infraestruturas, de utilização de energias alternativas, de transformação criativa de espaços vazios; estratégias de desenvolvimento integrando a cultura ou as migrações.

Da interação entre estes diferentes tópicos de investigação espera-se então que resulte um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de intervenção, a utilizar no planeamento em cidades em contração. Do ponto de vista da formação, o RE-CITY integra 13 projetos de doutoramento e um extenso programa de atividades conjuntas e de interação dos estudantes com os parceiros académicos e não académicos do projeto.

Com final previsto para 2022, o RE-CITY conta com a participação ativa de duas investigadoras na FEUP, no âmbito do Programa Doutoral em Planeamento do Território: Olivia Lewis, com um projeto sobre infraestrutura verde e participação dos cidadãos na construção de novas perspetivas para espaços vazios; Fanny Augis, que investiga a gestão das infraestruturas técnicas e sociais em cidades em contração.