João Pedro Matos Fernandes e Jorge Moreira da Silva vão ser Professores Catedráticos convidados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) já a partir do ano letivo 2022/2023. O convite partiu de João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP, que conta com a experiência dos dois ex-governantes – e alumni da FEUP – para um conjunto de atividades que incluem um programa de seminários regular e ainda o envolvimento no projeto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, lançado recentemente . Os convites tiveram o apoio unânime do Conselho Científico da FEUP.

“O que se pretende é que estes dois novos professores lecionem um conjunto de seminários, cuja organização será articulada com os diretores dos ciclos de estudo e de departamento. Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, Engenharia do Ambiente, Doutoramento em Engenharia e Políticas Públicas e Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia são exemplos de ciclos de estudo que abordam temáticas em que estes professores podem contribuir com a sua inquestionável experiência”, adianta João Falcão e Cunha.

Ainda segundo diretor de Engenharia, “os estudantes da FEUP vão ter a oportunidade de frequentar Competências Transversais lecionadas por estes dois novos professores a partir do segundo semestre do próximo ano letivo e beneficiar dos conhecimentos de João Pedro Matos Fernandes e Jorge Moreira da Silva no domínio do Desenvolvimento Sustentável dada a relevância deste tema para todos os cursos de Engenharia”.

“Os graduados em Engenharia têm uma responsabilidade determinante na construção de um Mundo cada vez mais sustentável e a FEUP tem o privilégio de poder contar com a experiência destes dois novos professores para melhor servir a Sociedade”, enfatiza João Falcão e Cunha.

Ambos antigos estudantes da FEUP, Jorge Moreira da Silva e João Pedro Matos Fernandes desempenharam funções ministeriais em diferentes governos, contando com uma vasta experiência e conhecimento no domínio das políticas públicas nas áreas do ambiente e da energia, numa perspetiva do Desenvolvimento Sustentável.

Sobre João Pedro Matos Fernandes

Para João Pedro Matos Fernandes “a luta desta e das próximas gerações é o combate às alterações climáticas e a engenharia tem aqui um papel nuclear. Novas formas de produzir, novos materiais, novas maneiras de gerar e conservar energia, novos processos de planear, gerir e construir. Para todas estas novidades temos que encontrar com urgência novos saberes que não se esgotam na tecnologia”. “A FEUP está na linha da frente desta mudança; partilhar e construir conhecimento nestas matérias é um desafio fascinante que tudo farei para honrar”, admite o ex-ministro.

Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP (1991) e Mestrado em Transportes (1995) pelo IST, João Pedro Matos Fernandes exerceu, entre 2008 a 2012, as funções de Presidente do Conselho de Administração do APDL e do Porto de Viana do Castelo. Foi Ministro do Ambiente, Ministro do Ambiente e da Transição Energética e Ministro do Ambiente e da Ação Climática entre Novembro de 2015 e Março de 2022.

Sobre Jorge Moreira da Silva

Na opinião de Jorge Moreira da Silva, os maiores desafios que enfrentamos a nível nacional e internacional – as alterações climáticas, a destruição da biodiversidade e as desigualdades sociais e territoriais – só podem ser ultrapassados com uma enorme aposta no conhecimento, na formação, na inovação e na tecnologia. “O papel das instituições de ensino superior é, pois, crucial na promoção de um modelo de crescimento e de desenvolvimento sustentável”, acredita.

“Este convite da FEUP – que me deixa muito honrado, em especial tratando-se de uma instituição de enorme prestígio internacional na área da energia e do ambiente – permite-me dar um contributo para um maior alinhamento das atividades de formação e de investigação com a Agenda 2030 desenvolvimento sustentável e com o Acordo de Paris para as alterações climáticas”, perspetiva Jorge Moreira da Silva.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1994), concluiu o Programa de Alta Direção de Empresas pela AESE-IESE Universidade de Navarra. Exerceu, entre 2016 e 2022, as funções de Diretor-Geral da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE, em Paris. Foi Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia entre Julho de 2013 e Novembro de 2015. É, desde 2022, Professor no Mestrado de Segurança Internacional em Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris).