Foi a primeira escola de engenharia do país e assinala, esta sexta-feira, dia 28 de janeiro, 185 anos de uma história que já vai longa mas continua a fazer-se de olhos postos no futuro. E à semelhança de anos anteriores, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) dedica este dia ao reconhecimento público dos resultados científicos e pedagógicos, das parcerias empresariais ativas de sucesso, dos prémios de desempenho de técnicos que se evidenciaram no último ano.
João Falcão e Cunha, diretor da FEUP a terminar o mandato, terá assim a sua última intervenção à frente da maior faculdade da U.Porto. “Como balanço de quase oito anos desta Direção quero realçar a melhoria dos ciclos de estudo e a maior procura nacional e internacional de estudantes, o crescimento da qualidade e da capacidade de investigação e inovação das nossas unidades internas e externas e o relacionamento com um elevado número de empresas no contexto do programa FEUP Prime”, avança o diretor.
A contratação de “novos técnicos, docentes e investigadores (em média mais jovens e cada vez com melhor educação), a consolidação dos departamentos e institutos e a adaptação dos mestrados integrados a licenciaturas e mestrados, e a produção fotovoltaica de energia elétrica para autoconsumo como exemplo de várias iniciativas para uma maior sustentabilidade”, marcaram também esta direção que realça a “adaptação das atividades em tempos de pandemia”.
Um regresso à Universidade
Quanto ao programa da sessão comemorativa do Dia da FEUP 2022, terá como oradora convidada a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que volta assim à Universidade onde se licenciou em Economia, pela faculdade de Economia da U.Porto (FEP).
Mestre e doutorada pela Universidade de Reading (Reino Unido), Elisa Ferreira foi Ministra do Planeamento de Portugal (responsável pelas negociações e execução do Quadro Comunitário de Apoio) entre 1999 e 2002 e Ministra do Ambiente de 1995 a 1999. Entre 1992 e 1994 foi Vice-Presidente executiva da Associação Industrial Portuense. Antes, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte, de que foi Vice-Presidente de 1988 a 1992. Em paralelo, foi membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística.

Elisa Ferreira é, desde 2019, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas. (Foto: DR)
De 2004 a 2016, foi deputada no Parlamento Europeu, tendo sido coordenadora do Grupo Parlamentar dos Socialistas e Democratas na Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários.
Mais recentemente, Elisa Ferreira exerceu funções enquanto Vice-Governadora e Administradora do no Banco de Portugal (2016-2019), período no qual representou Portugal no Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão do Banco Central Europeu. É, desde 2019, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas.
Premiar a “prata da casa”
De entre o conjunto de entidades e personalidades que serão premiadas no Dia da FEUP 2022, o destaque vai para a atribuição do “Prémio Excelência Pedagógica” a Francisco Xavier Malcata – professor catedrático do departamento de Engenharia Química, e diretor do Mestrado Integrado em Bioengenharia durante dois mandatos consecutivos – o qual se tornou num dos cursos mais procurados, com a segunda média mais elevada de ingresso a nível nacional.
Além de ter recebido Reconhecimento Pedagógico todos os anos desde a sua contratação pela FEUP, recebeu em 2012 o Elmer Marth Educator Award da International Association for Food Protection (EUA), em 2015 o William V. Cruess Award for Excellence in Teaching do Institute of Food Technologists (EUA), e em 2020 o International Dairy Foods Association Teaching Award in Dairy Manufacturing da American Dairy Science Association (EUA).
Recorde-se, ainda, que Xavier Malcata pertence aos 2% de topo dos cientistas mais influentes a nível mundial – de um universo de 7 milhões de cientistas escrutinados, de acordo com a versão de 2020 do Stanford Ranking; e desenvolve atualmente a sua investigação no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) – nas áreas de novos alimentos probióticos, e de transformação e utilização de microalgas para produção de biodiesel e metabolitos com valor acrescentado.
Já Luís Miguel Madeira, , diretor da licenciatura e do mestrado em Engenharia Química e investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), vai ser distinguido com o “Prémio de Excelência Científica”.
Também ele membro da “elite” dos cientistas mais influentes a nível mundial, Luís Miguel Madeira possui larga experiência na supervisão de investigadores e coordenação de atividades de investigação, a nível europeu e nacional. Tem-se dedicado essencialmente à área dos reatores multifuncionais particularmente para produção/purificação de hidrogénio e valorização de dióxido de carbono, catálise heterogénea e tratamento de efluentes por processos de oxidação avançados.
“Engenharia Distinta no Feminino”
Com o objetivo de promover a igualdade de género e de reconhecer o contributo das mulheres graduadas em Engenharia em diferentes áreas de atuação, a FEUP decidiu atribuir pela primeira vez o Prémio de Reconhecimento “Engenharia Distinta no Feminino”. O galardão destina-se a agraciar o percurso de uma alumna da FEUP que evidencie um papel de relevância e impacto na sociedade.
Em 2022, e pela primeira vez, o prémio será atribuído a Maria Isolete Torres Matos, que se notabilizou na indústria de papel, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de produção de uma fábrica de papel na Europa. Licenciada em Engenharia Química, teve sempre um papel ativo na sociedade paralelamente à bem-sucedida experiência profissional.

Maria Isolete Torres Matos será a primeira distinguida com o “Engenharia Distinta no Feminino”. (Foto: DR)
“Confesso que o prémio ‘Engenharia Distinta no Feminino’ me tocou muito por ter sido o reconhecimento da minha escola, a FEUP. (…) Alegrou-me que este prémio tenha contemplado, na primeira vez que é atribuído, uma engenheira com experiência industrial, pela contribuição que isso possa dar para o atingimento, num futuro próximo, da igualdade de género na engenharia”, reforça Maria Isolete Matos.
“Tive um percurso profissional longo, muito gratificante e o reconhecimento nacional e internacional do meu trabalho, várias vezes traduzido em homenagens. Acho mesmo que ser mulher proporcionou esse reconhecimento ao tornar mais visível a minha carreira”, concluiu.
Novas Parcerias Empresariais
O dia da FEUP 2022 ficará também marcado pela oficialização de mais quatro empresas PRIME Partner: a Metro do Porto, VESTAS, Grupo Jerónimo Martins e TRIDONIC.
Lançado em outubro 2018, o programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” pretende criar valor e vantagens competitivas para as empresas, estabelecendo uma conexão direta com as fontes de talento e de produção de conhecimento da FEUP. Estas empresas investem num relacionamento estratégico e de longo prazo com a Faculdade de Engenharia, definindo objetivos comuns de aprendizagem, investigação e inovação. Para além disso, têm a oportunidade de atrair os melhores talentos, envolver os melhores estudantes em problemas concretos, trabalhar com os melhores investigadores em desafios societais e inovação de ponta, e envolver-se na vida da comunidade académica.
O programa “FEUP PRIME” passa a contar agora com 13 empresas PRIME Partner e cerca de 90 empresas PRIME affiliate que mantêm relações de longa data com a Faculdade de Engenharia na formação, investigação e transferência de conhecimento e talento.
A sessão comemorativa do Dia da FEUP 2022 tem início marcado para as 17h00, no Auditório da FEUP, e pode ser acompanhada no Canal FEUP TV.