Foi em clima de festa que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) celebrou, no passado dia 28 de janeiro, os 185 anos da criação formal da Academia Politécnica do Porto, instituição que “inaugurou” o ensino da engenharia em Portugal e que esteve na génese da FEUP e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FFCUP).

Numa tarde marcada pela intervenção – na qualidade de oradora convidada – da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, houve ainda espaço para homenagear diversas personalidades, empresas e instituições ligadas à FEUP. De todas, destacou-se Maria Isolete Torres Matos, vencedora da primeira edição do Prémio de Reconhecimento “Engenharia Distinta no Feminino, destinado a diplomadas da faculdade que se tenham notabilizado pelo seu contributo e relevância em diferentes áreas de atuação.

Mostrando-se “muito grata” pelo reconhecimento, a alumna de Engenharia Química e primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de produção de uma fábrica de papel na Europa não escondeu a emoção: “Já tive outras homenagens nas esta é a homenagem da minha faculdade. E logo numa altura da minha vida em que já não contava ter mais nenhuma distinção”, confessou.

Com um percurso onde nunca deixou de assumir um papel ativo na sociedade, Isolete Matos deixou ainda uma mensagem às atuais e futuras engenheiras: “Que esta distinção sirva para que percebam que não precisam de aceitar os constrangimentos que a sociedade lhes impõe. Acreditem que é possível, lutem por isso e com certeza que a igualdade género virá em breve!”.

A sessão comemorativa do Dia da FEUP 2022 serviu ainda para “lançar” dois projetos que a faculdade está a implementar nos domínios da promoção da saúde mental dos estudantes e da transformação da educação em engenharia, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A nossa missão é melhorar a sociedade e, para isso, temos que estar preocupados com as pessoas, com a economia e com o ambiente”, destaca João Falcão e Cunha, diretor da FEUP , sobre o que considera serem “dois temas fundamentais para as pessoas”.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.