Os moldes serão diferentes, mas o espírito das comemorações é o mesmo de sempre: o Auditório Principal da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) recebe, no próximo dia 13 de janeiro, quarta-feira, as celebrações do Dia da FEUP 2021, cujo programa inclui o reconhecimento de parcerias empresariais, homenagens e prémios de desempenho a membros da instituição. A cerimónia pode ser acompanhada online, e em direto, através do canal FEUP TV.

Num dia de grande relevância para a Faculdade de Engenharia, e que visa assinalar os 184 anos de história do ensino da engenharia no Porto, haverá espaço para reconhecer a importância da ligação ao tecido empresarial português através do programa FEUP PRIME, que passa a contar com mais duas empresas FEUP Partner desde janeiro 2021: o grupo Rangel e a Águas do Douro e Paiva.

Outro momento alto do Dia da FEUP vai ser a entrega do Prémio Carreira FEUP que, na edição de 2019, distinguiu o engenheiro António Segadães Tavares, com amplos contributos para a área da Engenharia Civil, numa carreira que conseguiu aliar a engenharia, o mundo empresarial, o ensino e a investigação.

Instituído em 2018, o Prémio Carreira FEUP distingue os diplomados da Faculdade de Engenharia que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

A abertura da sessão está marcada para as 17h00 e ficará a cargo de João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP. O encerramento das atividades será feito pelo Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

O Dia da FEUP destina-se a reconhecer todos os que se destacaram no último ano, na comunidade de Engenharia. (Foto: FEUP)

Premiar a excelência

As celebrações do Dia da FEUP ficarão ainda marcadas pelo reconhecimento daqueles que mais fizeram em prol do ensino e da investigação na faculdade ao longo do último ano. É o caso de Ana Camanho, Professora Associada do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, que irá receber o Prémio de Excelência Pedagógica.

Autora de mais de 50 artigos em revistas internacionais (ISI) com revisão, na área das ciências da gestão, Ana Camanho tem-se destacado pelo seu trabalho no domínio da Investigação Operacional, com ênfase no desenvolvimento de modelos de avaliação de eficiência e evolução da produtividade com recurso à Técnica de Data Envelopment Analysis.

A atual diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP tem estado igualmente envolvida em projetos de investigação sobretudo nas áreas da banca, pescas, educação, saúde, transportes, retalho, indústria de construção, indústria da mineração, Responsabilidade Social Corporativa, qualidade de vida e sustentabilidade de países e cidades.

Outro dos momentos mais aguardados é o da atribuição do Prémio de Excelência Científica que este ano vai ser atribuído a Adrián Silva.

Professor do Departamento de Engenharia Química da FEUP e Investigador no Laboratório Associado LSRE-LCM, Adrián Silva é editor da revista Applied Catalysis B: Environmental (Elsevier) e coautor em mais de 200 publicações em livros e em revistas científicas internacionais, tendo-lhe já sido atribuído o Prémio Ramôa Ribeiro, a Medalha Vicente de Seabra pela Sociedade Portuguesa de Química e o Prémio FISOCAT Júnior pela Federação Ibero-americana de Sociedades de Catálise.

O programa completo do Dia da FEUP 2021 pode ser consultado aqui.