Em formato totalmente virtual, mas com a ambição de sempre. A FEUP Career Fair de volta à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) nos dias 3 e 4 de novembro. E traz com ela 80 empresas nacionais e internacionais que vão querer recrutar os melhores talentos de todas as áreas de Engenharia da instituição.

A aposta num formato online foi feita pela primeira vez em 2020, numa verdadeira estreia em 20 anos de edições de feira de emprego, de forma a garantir todas as condições de segurança em contexto de pandemia.

“Numa fase de alguma incerteza quanto ao formato a adotar este ano, as interações e o número de inscritos da edição de 2020 facilitaram a decisão por uma nova edição virtual”, explica Marta Rodrigues, responsável pela Unidade de Talento da FEUP, organizadora do evento.

“Potenciar ao máximo a interação entre empresas e estudantes”

Sob o mote “Engineering for the Future”, o evento apresenta-se como uma oportunidade única para trocar ideias – seja em formato chat ou por videochamada – e informações mais detalhadas sobre o trabalho que cada empresa desenvolve e para os estudantes se apresentarem diretamente a futuros empregadores. As empresas inscritas têm ainda a possibilidade de participar com um stand virtual e nas atividades “Flash Interviews” e “Pitch me“.

As Flash Interviews funcionam como uma primeira entrevista de seleção e recrutamento com um caráter exploratório e destinam-se aos estudantes e graduados previamente selecionados pelas empresas, com o intuito de contratar e atribuir estágios profissionais ou projetos para dissertações de mestrado.

Já o “Pitch me“ é uma atividade de marketing pessoal e profissional, que dá a oportunidade a 30 finalistas e/ou recém-graduados de se apresentarem em 90 segundos a um grupo selecionado de empresas.

“O nosso objetivo passa por potenciar ao máximo a interação entre empresas e estudantes e a partilha de experiências e oportunidades. Esta diversificação deixa-nos muito satisfeitos por conseguirmos proporcionar aos estudantes um conhecimento mais abrangente do mercado e a possibilidade de escolhas mais informadas, permitindo-nos também alargar o leque de empresas com as quais colaboramos.”, acrescenta Marta Rodrigues.

Na edição de 2020, o primeiro ano a transitar do habitual corredor B para o ambiente virtual, a FEUP Career Fair contou com mais de 900 participantes – entre estudantes e graduados FEUP – e com um volume recorde de 1650 interações com empresas.

Inscrições e mais informações sobre a FEUP Career Fair 2021 aqui

Preparar os estudantes para o mundo das empresas

Como evento complementar à FEUP Career Fair, o Career Craft, iniciativa do BEST Porto, vai reunir de 2 a 5 de novembro, igualmente em formato online, estudantes das Faculdades de Engenharia e de Ciências (FCUP) com o objetivo de os aproximar do mundo empresarial, dotando-os de competências de comunicação e liderança para o futuro.

Com inscrição obrigatória, este evento paralelo vai disponibilizar sessões e workshops online dinamizados por empresas e formadores certificados, preparando os estudantes para a inserção no mercado de trabalho através de abordagens relacionadas com a preparação para entrevistas e construção de currículos e cartas de motivação apelativos.

Sobre a FEUP Career Fair

A primeira edição da FEUP Career Fair aconteceu em 1997/98 e começou por privilegiar apenas o contacto entre estudantes e o meio empresarial, num espaço de exposição de empresas com o objetivo de potenciar estágios e saídas profissionais dos estudantes (JOB SHOP).

Em 2005, o evento passou a promover o debate de temáticas com interesse para a comunidade empresarial e académica bem como o reforço das relações entre a FEUP e as empresas, incluindo conferências e workshops (FÓRUM-EMPREGO). Foi um modelo de grande sucesso, o que levou a que a iniciativa se focasse nas empresas e na promoção de debates sobre temas atuais na área da engenharia (ensino e investigação) e a visita de empresas aos centros e laboratórios de investigação da FEUP (FÓRUM-EMPRESAS).