Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, vai ser celebrado a caminhar de forma solidária. Pelas 12h15, com ponto de encontro marcado em frente à Biblioteca da FEUP, o destino é o novo Parque Central da Asprela e os seus mais de 60 mil metros quadrados ocupados por árvores, ribeiras e percursos pedonais e cicláveis que ligam as faculdades e centros de investigação do Polo da Asprela.

Após a caminhada até ao parque, haverá lugar para almoço e ainda uma atividade desportiva dinamizada por Marisa Sousa, monitora do programa Pausa Ativa do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP).

O valor da inscrição na Caminhada Solidária é de 10 euros e inclui uma t-shirt solidária e um almoço ligeiro. O dinheiro angariado vai reverter totalmente a favor de um fundo de emergência criado pelo Comissariado Social da FEUP e pela Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) para estudantes com necessidades financeiras.

A iniciativa, dinamizada pelos Comissariados Social e Desportivo e pela AEFEUP, com o apoio do CDUP-UP e do Intercultural Contact Point (iPoint) da FEUP, vem reforçar o projeto “A Arte de Ajudar”. O seu propósito é promover a solidariedade no seio da comunidade académica e ajudar quem mais necessita através da venda de t-shirts solidárias, cujo design, criado por José Raimundo, estudante do Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP, representa a entreajuda que se faz sentir no campus.

“Lançámos a iniciativa em 2021, numa altura em que a nossa comunidade estudantil assistia à maioria das aulas em casa e o campus FEUP estava despido de movimento e de vida. Com o retomar da atividade presencial, consideramos ser o momento certo para reavivar este projeto,”, explica Marisa Silva, membro do Comissariado Social da Faculdade de Engenharia e uma das responsáveis pela iniciativa.

Os membros da comunidade que já adquiriram a sua t-shirt solidária na venda do ano passado não necessitam de fazer este pagamento, mas devem inscrever-se e trazer vestida a t-shirt no momento da Caminhada Solidária.

Os interessados devem inscrever-se até ao dia 3 de abril.

Mais informações através do e-mail [email protected].