Depois do sucesso da primeira edição natalícia, o EcoMarket da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está de volta com a sua “Spring Edition” nos dias 30 e 31 de março. Ao longo do Corredor B da faculdade, entre as 10h00 e as 17h00, várias marcas locais põem à venda produtos que promovem a sustentabilidade, a produção local e a economia circular.

Compotas, mel, roupa em segunda mão ou confecionada com produtos reutilizados e reaproveitados, shampoos sólidos, doces e pão de massa mãe, microvegetais e flores desidratadas são algumas das sugestões para as primeiras compras de primavera.

A ideia e organização partiram do Centro de Eventos da FEUP. A crescente consciencialização do público sobre os modos de produção, processamento e distribuição de alimentos motivou a criação do mercado, que se debruça em produtos ambientalmente mais sustentáveis e que, simultaneamente, estimulam a economia local e criação de emprego.

“Outro dos fatores que impacta os consumidores no momento de escolha e de compra é a possibilidade de reutilização de produtos, a sua reciclagem e a sua reinvenção e transformação em novas soluções, fulcral para um planeta mais verde e que assente numa economia circular”, explica Cristina Soares, responsável do Centro de Eventos.

A Kukken Caffè, empresa de café biológico de uma antiga estudante de Engenharia Química da FEUP, vai voltar a marcar presença no EcoMarket da FEUP. (Foto: FEUP)

Durante o evento, haverá ainda lugar para o habitual concurso “A minha banca é mais sustentável que a tua!” que convida docentes, técnicos, estudantes e investigadores da comunidade a votarem na banca cuja decoração e conceito mais lhes agradar.

Em paralelo, a 31 de março, no Coffee-Lounge, vão decorrer workshops de entrada livre ligados à sustentabilidade promovidos por algumas das marcas presentes. “30 minutos e um Planeta mais verde” é o mote dos workshops de curta duração que vão abordar temáticas como “Preparar e manter massa-mãe em casa” pela Fariña, “Experiência sensorial do café” pelo Kukken Caffè, “Dá uma nova vida à tua velha T-shirt” pela Zero Plástico e “Microvegetais: moda culinária ou valor nutritivo?” pela MicroBerdes.