Os premiados do Cinanima são o prato forte desta atividade promovida pelo Comissariado Cultural da FEUP

Para marcar o arranque do segundo semestre letivo, o Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) propõe uma noite com muita animação. No próximo dia 13 de fevereiro, às 21h30, o auditório da FEUP  recebe uma sessão de cinema de animação, exibindo uma seleção de filmes premiados na 36ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação (Cinanima).

Realizado na cidade de Espinho, o Cinanima é o mais importante festival de cinema de animação português e um dos mais antigos festivais deste género de cinema no mundo. Entre os filmes premiados na 36ª edição do festival (que decorreu entre os dias 12 e 18 de novembro de 2012) estão obras portuguesas e estrangeiras, das quais se destacam o vencedor do Grande Prémio – “Le grand Ailleuirs et le petit ici” de Michèle Lemieux, e o vencedor do Prémio do Público – “A morning strol” de Grant Orchard.

O programa desta noite de animação conta ainda com “Along the way” do suíço Georges Schwizgebel; do vencedor do Prémio Filme de Escola, “Swarming”; dos vencedores dos prémios de curtas até 5 minutos e até 25 minutos, “Demoni” e “Oh Willy…“; e ainda do vencedor do Prémio Cidade de Espinho, “Head over heels”, de Tim Reckart.

A animação portuguesa estará também representada, com a exibição de “Kali, o pequeno vampiro” de Regina Pessoa(Melhor Banda Sonora Original); “A energia na Terra chega para todos” de José Miguel Ribeiro (“Publicidade e Informação”);  “Sem papas na língua”, Crianças Oficina da Anilupa e “Branco”, de Raquel Felgueiras (Prémios para Jovem Cineasta, com menos e mais de 18 anos, respetivamente) e ainda “Outro homem qualquer”, de Luís Soares, que arrecadou o Prémio António Gaio.

A entrada é livre.