Ensemble desenvolve um repertório original, que “explora as capacidades de todos os seus elementos”.

O Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) promove, esta quarta-feira, 12 de dezembro, a partir das 21h30, um concerto do ensemble TUBAX, a decorrer no Auditório da FEUP.

Nascido da cumplicidade entre os músicos Sérgio Carolino e Mário Marques, o TUBAX desenvolve um repertório original, que explora as capacidades de todos os seus elementos. Entre os compositores nacionais e estrangeiros que já escreveram para o ensemble, estão nomes como os dos norte-americanos Howie Smith, Jerry Grant e Jim Self, os australianos Mike Fitzpatrick e Barry McKimm, o jovem compositor suíço Etienne Creusaz, bo francês Jean-Marie Machado, ou os portugueses Pedro Santos e Paulo Jorge Ferreira.

Para além dos dois membros fundadores, o elenco do TUBAX inclui ainda o pianista e compositor português Telmo Marques, as violinistas Maria Kagan e Ianina Khmelik, o violetista Luís Norberto (todos eles colegas na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música) e a violoncelista Vanessa Pires (solista da Orquestra Barroca da Casa da Música).

Este concerto no Auditório da FEUP marca também a estreia do violoncelista Luís Carvalhoso. Antes, o ensemble apresentou-se no Cistermúsica -Festival Internacional de Música da Cidade de Alcobaça (2010) e no Centro Cultural Vila Flor no âmbito do Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

A entrada é gratuita (sujeita à lotação da sala) mediante levantamento antecipado de bilhete. Os bilhetes estão disponíveis na Loja FEUP (junto à Sala de Atos), das 9h30 às 12h30 (dias úteis); no Infodesk (receção da FEUP), das 12h30 às 18h00 (dias úteis) e à entrada do Auditório da FEUP, no dia do concerto, uma hora antes do início do espetáculo.

Mais informações através do e-mail [email protected].