A cerimónia de apresentação do NTIEC realizou-se no passado dia 9 de outubro

Nasceu na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) o Núcleo de Tecnologias de Informação na Engenharia Civil (NTIEC). Trata-se de um núcleo direcionado para a comunidade estudantil e que tem como objetivo de promover o conhecimento e potenciar a obtenção de competências em tecnologias de informação (TI), especialmente vocacionado para os estudantes da área de engenharia civil.

O NTIEC surge em grande parte como resposta ao período de crise de grandes proporções com que se cruza a indústria da construção em geral e as escolas de engenharia civil em particular, devido à diminuição drástica do número de candidatos. Por outro lado, assiste-se a uma explosão de tecnologias de informação que tem vindo a alterar os paradigmas da sociedade e que possuem um enorme potencial para esta área do conhecimento. Contudo, se não forem tomadas precauções, estas tecnologias podem tornar os seus utilizadores dependentes ou “reféns” delas próprias, ao invés de os auxiliar.

O NTIEC  nasce então para estimular os estudantes para uma maior literacia digital, um fenómeno que não é exclusivo da engenharia civil, como se verifica pelo movimento gerado em torno do ano da programação, em 2012, nos Estados Unidos da América.

O núcleo deu os primeiros passos em  julho de 2013, por iniciativa de João Nogueira e Hugo Morais, ambos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da FEUP. Atualmente, o NTIEC tem como principais mentores José Miguel Castro e João Rio, docente e investigador do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, respetivamente.

Para potenciar o NTIEC, foi criada uma página na Internet, onde estão disponíveis desde já para download programas para as máquinas de calcular utilizados em unidades curriculares do curso. É expectável que o número de aplicações disponíveis venha a crescer.

O processo culminou com o assinalar do arranque das atividades, com uma cerimónia de apresentação, na FEUP, no passado dia 9 de outubro, com as presenças do diretor do DEC, Prof. Matos Fernandes, o Diretor do MIEC, Prof. Abel Henriques, e de um orador externo, o Eng. Rodrigo Falcão.

Dada a sua natureza multidisciplinar, acredita-se que o NTIEC, apesar de orientado para os estudantes de engenharia civil, possa vir a estar aberto a antigos estudantes e profissionais de outras escolas e de outras áreas.

Conheça aqui  os objetivos específicos do NTIEC.