A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esteve recentemente envolvida – em parceria com Arts et Métiers Institute of Technology (FR), Grenoble Institute of Technology and Management (FR), Czech Technical University of Prague (CZ), Slovak University of Technology in Bratislava (SL) e University of Tartu (EE) – na criação da EIT Manufacturing Doctoral School, uma escola doutoral destinada a doutorandos na áreas da engenharia e especialmente focada nos domínios da inovação e empreendedorismo.

“O que se pretende não é desenvolver novos programas doutorais, mas sim desenvolver um programa complementar aos programas doutorais oferecidos pelas universidades parceiras focadas nas componentes de inovação e empreendedorismo”, adianta Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e diretor da comissão científica e industrial da EIT Manufacturing Doutoral School.

“É fundamental diversificar competências nos estudantes para que possam desenvolver e contribuir com soluções competitivas e que vão ao encontro das necessidades do mercado”, acrescenta o docente.

As candidaturas à escola doutoral do EIT Manufacturing estão abertas até 15 de abril de 2021. As áreas de atuação desta oferta complementar europeia adequam-se a candidatos que estejam a realizar um programa doutoral no domínio da engenharia (informática, gestão industrial, mecânica, electrotécnica e de computadores, ..) e com aplicação na área da produção industrial.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].

Sobre o EIT Manufacturing

Criado pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, o EIT Manufacturing é uma das oito Comunidades de Conhecimento e Inovação que integram o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo criado pela União Europeia e que visa fomentar as iniciativas de tecnologia e inovação no espaço europeu.

O principal objetivo passa por reunir as partes interessadas, focadas na produção industrial, em ecossistemas de inovação que agregam valor único aos produtos, processos e serviços europeus e inspiram a criação de uma produção em fábrica globalmente competitiva e sustentável.

Esta comunidade de inovação desenvolve atividades no Triângulo do Conhecimento (pilares Educação, Inovação e Mercado). Para além da escola doutoral, a “oferta” formativa do EIT Manufacturing engloba ainda um programa de mestrado e uma Winter School, que contou com a participação de estudantes portugueses.

No total, o EIT Manufacturing engloba mais de 50 organizações (universidades, centros de investigação de empresas) de 17 países europeias, líderes nos setores da indústria, educação e investigação. Entre os parceiros incluem-se, por exemplo, a Volkswagen, a Volvo, a Darmstadt University of Technology, a Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atómica (CEA), Fraunhofer-Gesellschaft, Siemens, Universidade Eslovaca de Tecnologia em Bratislava, Phillips, Procter & Gamble e Whirlpool Europe.

A FEUP, assim como o  INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, participam nesta comunidade como Linked Third Party do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.