Objetivo de apoio às vítimas de Moçambique está longe de ser cumprido (foto: ClimaInfo)

“Ajuda a Moçambique” é o mote da exposição solidária que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai inaugurar no próximo dia 27 de junho e que tem o objetivo de apoiar as vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, ocorridos em Moçambique nos passados meses de março e abril.

Promovida pelo Comissariado de Responsabilidade Social da FEUP, a iniciativa resulta de uma doação de 26 fotografias de José Sá Pereira, que vão estar em exposição na Biblioteca da Faculdade e disponíveis para compra. O valor angariado reverte inteiramente para a HELPO, Organização Não Governamental que se aliou ao projeto.

Natural de Angola, Engenheiro do Ambiente de profissão mas aficionado e com provas dadas na arte da fotografar, José Sá Pereira doou uma seleção de fotografias que captam algumas experiências passadas ao longo dos cinco anos que viveu em África (2007-2012), com especial destaque para o formato ‘retrato’, tema favorito do autor.

Cientes de que os objetivos de apoios necessários para Moçambique ainda não foram totalmente cumpridos – o plano de resposta humanitária a Moçambique recebeu cerca de um terço do valor orçamentado – o autor, a FEUP e a HELPO uniram-se na promoção desta ação, que procura reforçar o apoio ainda não totalmente alcançado.

A inauguração da exposição “Ajuda a Moçambique” está agendada para as 17h00 de dia 27 de junho, no piso 0 da Biblioteca, conta com a presença do Diretor da Faculdade, João Falcão e Cunha, e é de entrada livre. As fotografias vão estar patentes na FEUP até ao próximo dia 27 de setembro.

Sobre a HELPO

A HELPO é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento portuguesa, reconhecida pelos órgãos oficiais de todos os países onde trabalha com equipas implementadas de forma permanente.

Tem como principal missão trabalhar para a capacitação dos indivíduos através de projetos estruturais, educativos, formativos e de assistência humanitária, de modo a promover o desenvolvimento comunitário intrínseco e a permitir às gerações futuras, uma vida mais digna e saudável.

Sobre o autor

José Sá Pereira nasceu em Angola em 1973. Com apenas onze anos de idade e já em Viseu, os seus pais ofereceram-lhe uma Kodak antiga para fotografar os amigos, numa altura em que se preparavam para mudar de cidade. Anos mais tarde, numa solarenga tarde de verão, aprendeu a capturar a luz pela mão do seu pai e da sua velha Leicaflex. Desde então, a paixão pela fotografia está bem presente na sua vida e trabalho.

Hoje em dia é Engenheiro do Ambiente e trabalha em Londres, onde reside há seis anos. De 2007 a 2012 viveu e trabalhou em Moçambique, período durante o qual percorreu o país fotografando as suas pessoas, tradições e vivências.

O retrato é o seu tema favorito e, durante o tempo que viveu em Africa, deixou-se fascinar também pela vida selvagem e pela paisagem.