O Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi o palco escolhido para a 27ª edição do Congresso da Sociedade Europeia de Biomecânica (ESB2022), iniciativa que juntou na Invicta cerca de 800 participantes de vários pontos do globo, de 26 a 29 de junho. Foi a edição mais concorrida de sempre do evento e resultou de uma candidatura conjunta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto Superior Técnico (Técnico Lisboa), apresentada em Viena, em 2019.

Pela primeira vez, e além do programa científico que integra habitualmente este tipo de encontros, foram abordadas temáticas relacionadas com o Empreendedorismo e a Transferência de Tecnologia, o que permitiu alargar o interesse das empresas por esta área da Biomecânica.

João Manuel Tavares, professor catedrático da FEUP e um dos responsáveis pela organização do ESB2022, acredita que esse foi um dos fatores determinantes para o sucesso desta edição. “Os números não deixam margem para outras interpretações: tivemos 800 inscritos, 444 apresentações orais, 243 apresentações em formato poster, 87 sessões, 31 palestras convidadas… Foi a edição mais participada de sempre na história da Sociedade Europeia de Biomecânica”.

João Manuel Tavares com o presidente da ESB durante o jantar do congresso. (Foto: DR)

No âmbito do Simpósio Internacional sobre Investigação e Empreendedorismo foi organizado um pré-curso sobre ideação, uma mesa redonda sobre empreendedorismo e transferência de tecnologia que contou com especialistas, empreendedores e financiadores, uma palestra convidada sobre comunicação de ciência, e um concurso de ideias para startups.

Para Marta Campos Ferreira, docente da FEUP que fez parte da organização da ESB2022, e é cofundadora juntamente com João Manuel Tavares deste Simpósio, esta iniciativa permitiu “durante quatro dias, despoletar uma cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade de biomecânica, algo que fez do ESB2022 um evento único e diferenciador”.

Além de João Manuel Tavares e Marta Campos Ferreira, a organização do ESB2022 contou com Renato Natal Jorge, professor catedrático da FEUP e Paulo Fernandes, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Técnico Lisboa).