Criar, inovar e empreender na universidade: é este o mote do Red Bull Basement, uma iniciativa mundial lançada pela Red Bull, que desafia estudantes universitários a darem asas a projetos disruptivos e com impacto positivo no futuro, estimulando o espírito empreendedor. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma das entidades parceiras.

Com inscrições abertas até 24 de outubro, a edição de 2021 quer levar as melhores equipas de 44 países à Final Global, que decorre em Istambul, no final do ano. Até lá, nas fases locais de cada país participante, pretende-se que os jovens empreendedores demonstrem a sua criatividade e capacidade de inovação através de projetos originais ancorados na tecnologia, “a principal arma para tornar o mundo melhor”, como refere a organização do evento.

A ação de divulgação do concurso parte da FEUP, que acolhe, a 19 de outubro, uma sessão de esclarecimento preparada pela organização do Red Bull Basement, contando com workshops e intervenções de professores e estudantes da instituição.

Na última edição, em 2019, a competição envolveu mais de 3800 equipas à escala global, acabando a vitória nas mãos da formação britânica Lava Aqua X, que já iniciou as negociações para comercialização do protótipo desenvolvido no âmbito do Red Bull Basement. Portugal esteve representado pelo projeto ShareAcademy, liderado por uma dupla de estudantes da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior Técnico (IST).

Inscrições até 24 de outubro

As inscrições devem ser realizadas na plataforma online do evento, através da submissão de um vídeo explicativo e claro da ideia. Para participar, os estudantes devem ter mais de 18 anos e constituir as suas equipas para identificar oportunidades e estruturar o seu projeto ou ideia de forma a criar um ambiente favorável à sua incubação.

Após o término do período de inscrições, haverá uma seleção das equipas em todo o mundo entre 25 de outubro e 2 de novembro, seguindo-se a fase de desenvolvimento do projeto de 2 de novembro a 12 de dezembro.

Neste período, as equipas selecionadas para disputarem a grande final terão acesso a um espaço de trabalho e uma rede de apoio, seja através de mentores internacionais qualificados ou de workshops.

A Final Global do Red Bull Basement, onde serão apresentados os projetos vencedores de cada país a um painel de especialistas, vai decorrer de 13 a 15 de dezembro de 2021, em Istambul, Turquia.