Combater o desperdício gerado pela indústria e comércio do concelho de Matosinhos é o grande objetivo da Oficina Design, um projeto de inovação social promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), e que tem como instituição parceira a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Inaugurado no passado dia 16 de dezembro, o projeto visa especificamente a transformação dos desperdícios locais em produtos inovadores. Para isso, a Oficina Design irá capacitar pessoas com maiores dificuldades de integração no mercado de trabalho e/ou em situação de desemprego de longa duração para a conceção e transformação destes produtos.

A FEUP será responsável pela capacitação dos formandos na construção e desenvolvimento dos produtos. Um trabalho que contará com o apoio de estudantes de Mestrado em Design Industrial e de Produto, que ficarão também responsáveis pela conceção de um modelo de negócio na área do empreendedorismo social.

A capacitação dos formandos e o desenvolvimento dos produtos será assegurada por uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos da área de engenharia, design e psicologia.