Um consultório de dúvidas” e várias sessões digitais dirigidas a turmas de escolas do ensino secundário e a alunos que estejam indecisos sobre a escolha do curso universitário são algumas das atividades pensadas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para apoiar os estudantes do ensino secundário na decisão sobre o seu futuro académico.

Desde questões motivadas pela escolha do curso a pormenores logísticos relacionados com a integração, alojamento, horários ou tipos de aulas, a FEUP reuniu uma equipa de docentes, estudantes e alumni que vai estar disponível para prestar apoio, sob marcação prévia, a qualquer aluno que pretenda saber mais informações através de um aconselhamento individualizado e personalizado.

Para isso, basta preencher o formulário do “Consultório de Dúvidas” e apresentar as datas disponíveis, sendo os estudantes posteriormente contactados pela instituição.

De forma totalmente digital e respondendo aos constrangimentos que a pandemia trouxe, a instituição está a preparar sessões orientadas para cada área da Engenharia, divulgando informações essenciais, numa altura em que as dúvidas e preocupações se amplificam. A iniciativa destina-se especialmente aos alunos de 12.º ano do ensino secundário e realiza-se durante o mês de julho, após a primeira fase dos exames nacionais.

Conselhos sobre o futuro académico mudam-se para o online

Este conjunto de iniciativas direcionadas a alunos do ensino secundário reforça o trabalho realizado na Talent for The World, uma feira virtual que, durante o mês de abril, deu a conhecer as licenciaturas e mestrados que compõem a nova oferta formativa da faculdade, através de live talks, workshops e expositores interativos.

Com cerca de 1100 inscritos de norte a sul do país, com maior incidência nos distritos de Porto, Aveiro e Braga, o programa da feira virtual estendeu-se por cinco dias, abrindo portas a alunos do ensino secundário com interesse por engenharia e a todos os recém-licenciados ou profissionais já no mercado de trabalho, com curiosidade em saber mais sobre a oferta formativa pós-graduada da faculdade para o próximo ano letivo.

Sara Cristóvão, uma das responsáveis pela organização da iniciativa, realça os pontos positivos de um evento inteiramente digital, salientando o entusiamo e a curiosidade dos alunos no decorrer das sessões, ainda que se sinta a falta do contacto pessoal e da vivência dos espaços da faculdade.

“Apesar de os estudantes não terem tido a experiência de visita ao campus, conseguimos atingir um público muito mais vasto, incluindo de outros países, transmitindo informação a todos os interessados em simultâneo e até a encarregados de educação, uma vez que poderiam aceder à plataforma em qualquer lugar. Além disso, todas as sessões tiveram muitas questões por parte dos participantes, o que é um indicador do nível de interesse”, admite.

Todos os interessados em acompanhar as iniciativas dinamizadas pela Faculdade de Engenharia direcionadas a alunos do ensino secundário, podem fazer um pedido de notificação ou seguir as redes Facebook e Instagram da FEUP Profissão Engenheiro.