O Festival Vivarium vai passar por vários pontos da cidade, incluindo a Reitoria da U.Porto.

A Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade Porto vai receber, no próximo dia 30 de março, a conferência “Criar Conceitos – Seguir Regras: Um diálogo improvável entre Deleuze e Wittgenstein”. Apresentando-se como uma proposta de reflexão sobre os “encontros e desencontros entre inteligência natural e inteligência artificial”, este evento está integrado na programação do Vivarium, o festival de novos media que vai decorrer no Portoaté final desta semana.

Como podemos pensar as fronteiras entre o vivo e o artificial? Como é que os recentes avanços na inteligência artificial nos ajudam a questionar a especificidade do que é o vivo, seja na sua dimensão singular como na sua vida coletiva? São estas algumas das questões colocadas pelos promotores da conferência – a Reitoria da U.Porto, a Associação Saco Azul e o Maus Hábitos.

Ao longo de três painéis que cruzam a Filosofia da Matemática e a Filosofia da Mente, a Epistemologia e a Estética, a Curadoria Artística e a Modelação Computacional, os participantes vão colocar “em diálogo” o pensamento dos filósofos Gilles Deleuze e Ludwig Wittgenstein. No final, vai haver uma mesa redonda entre todos os participantes, com a intervenção do público.

Com início marcado para as 14h00, o evento  vai contar com a presença de “reputados especialistas nestas matérias”, como Charles Travis, Jean-Claude Dumoncel, Catarina Pombo Nabais, João Ribas ou Francisco C. Santos e com a mediação de Sofia Miguens. A entrada é livre.

Sobre o festival

A segunda edição do festival Vivarium, organizada pela Associação Saco Azul e pelo Maus Hábitos, decorre de 28 a 30 de março. O tema deste ano é “Natural Intelligence, What AI still can’t do?”, uma referência ao livro “What Computers Still Can’t Do, A Critique Of Artificial Reason”, de Hubert L. Dreyfus. A  restante programação do festival, que inclui exposições, performances e concertos, vai passar também pelo Ateneu Comercial do Porto e pelo Cinema Passos Manuel.