O programa do festival inclui quatro concertos abertos ao público, a decorrer no auditório da Casa Comum, na Reitoria da U.Porto. (Foto: DR)

Piano, guitarra ou tuba. São estes os instrumentos que vão dar vida – e ritmo – à primeira edição do Festival de Música da Universidade do Porto – Curadoria Jovem. Ao longo de três meses – de 25 de setembro a 18 de dezembro – jovens talentos na área da música sobem ao palco na Casa Comum (Reitoria da U.Porto) para quatro concertos de entrada livre.

Sob direção artística de Luís Costa e Sara Vaz, o festival conta com a colaboração atuais e antigos estudantes da U.Porto, de várias áreas, como Economia, Gestão ou Psicologia. A cada um deles cabe-lhe a responsabilidade de apresentar o concerto, com um guia de audição desenvolvido com base nas suas experiências e visão particular, de forma a construir a imaginação musical.

O primeiro concerto realiza-se a 25 de setembro, quarta-feira e terá como protagonistas Sérgio Carolino, na Tuba, e Bernardo Pinhal, no Piano. A apresentação dos dois jovens músicos ficará a cargo de Francisca Camelo, antiga estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP).

O pianista Bernardo Pinhal será um dos protagonistas do concerto de abertura do festival, a 25 de setembro. (Foto: DR)

O festival regressa depois a 23 outubro, pela guitarra de Nuno Pinto, na Guitarra, e com apresentação de  Henrique Araújo Silva, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP). A 27 de novembro é a vez de José Leça (Tenor) e Luís Costa (Piano), num concerto apresentado por Rui Maciel, antigo estudante da Faculdade de Economia (FEP).

O Festival de Música da U.Porto termina a 18 de dezembro, com um concerto de jovem pianista Pedro Emanuel Pereira. O espetáculo será apresentado por Hugo Volz Oliveira, também ele antigo estudante da FEP.

Com entrada livre, todos os concertos terão lugar no auditório da Casa Comum, a partir das 21h00.