No próximo dia 6 de julho, pelas 14h30, o Porto vai acolher a primeira sessão comemorativa dos 40 anos do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), a que se associa também a comemoração dos 35 anos do INESC TEC. Será um evento híbrido, com os oradores presentes no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e os participantes a assistir online via webinar, na plataforma Zoom.

O INESC TEC, enquanto uma das instituições participadas pelo INESC, ao lado de INESC Coimbra, INESC-ID, INOV INESC Inovação e INESC MN, prepara-se assim para juntar aos festejos dos seus 35 anos, a celebração de mais uma década do INESC, nascido em 1980.

Sob o mote “40 anos de Ciência e Conhecimento: capacitar as empresas para os novos desafios”, a sessão da FEUP conta com uma lista de convidados ilustres, entre os quais se incluem Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, enquanto keynote speaker, e António Costa, Primeiro Ministro de Portugal, a quem caberá encerrar o evento ao lado de José Manuel Tribolet, Presidente do INESC.

José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TEC e professor catedrático da FEUP, vai abrir a sessãoe convida a participação de todos a celebrarem o INESC e o INESC TEC: “Vai-se discutir, não só esta experiência de décadas, mas também os desafios que as empresas irão apresentar no futuro. As empresas, o país e a sociedade”.

Celebrar com as empresas

“Celebrar os 40 anos do INESC é, em primeiro lugar, reconhecer publicamente a tremenda capacidade dos portugueses em construir futuro a partir do conhecimento, da ciência e da tecnologia”, afirma por sua vez José Tribolet. Neste sentido, e tendo o evento do Porto como mote a capacitação das empresas para os novos desafios, não poderia faltar a participação do setor empresarial.

António Amorim, Presidente & CEO da Corticeira Amorim, António Mexia, Presidente da EDP, Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive e presidente da COTEC, Manuel Carlos, Presidente da APICCAPS, Paulo Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da SONAE, serão oradores convidados num painel moderado por Manuel Carvalho, Diretor do jornal PÚBLICO, parceiro mediático.

Tendo em conta o contexto de COVID-19, o evento poderá ser assistido virtualmente. As inscrições são gratuitas e já se encontram abertas aqui.

A comemoração nacional do 40.º aniversário do INESC inclui três sessões a realizar em 2020 com diferentes temas. A seguir ao Porto, a 8 de outubro, Lisboa vai acolher a sessão “A capacidade de criação de novas empresas de base tecnológica”. Coimbra encerrará o ciclo, no dia 23 de outubro, sob o tema “A relação com o mundo académico”.