Apresenta-se como “o espetáculo musical mais antigo (em continuidade) do país” e, este ano, vai ter um significado ainda mais especial. É já no próximo dia 4 de março que o Auditório Francisco de Assis recebe, a partir das 21h00, o 80.º Sarau Anual do Orfeão Universitário do Porto, evento que assinala também o encerramento das celebrações dos 110 anos do OUP.

O Sarau Anual é um espetáculo onde o OUP “apresenta à cidade e à sua Academia toda a variedade artística cultivada no seio do Orfeão Universitário do Porto, espalhada por onze grupos artísticos que corporizam em palco a enorme riqueza musical e etnográfica portuguesas”.

Pelo palco do Auditório Francisco de Assis vão passar então todos os grupos que constituem atualmente o OUP. A saber: Coro clássico, Danças e Cantares Etnográficos, Cantares de Maçadeiras, Cante Alentejano, Pauliteiros e Pauliteiras de Miranda, Jograis, Fado de Lisboa, Fado Académico, Tuna Feminina e Tuna Universitária.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos na sede do Orfeão (Rua dos Bragas), à entrada do espetáculo, ou através do email [email protected].

Um ano de festa

O 80.º Sarau Anual do OUP assinala assim a despedida programa de comemorações dos 110 anos do OUP, que se prolongou durante o último ano.

Iniciada em abril de 2022, com um espetáculo no Salão Nobre da Reitoria, a festa teve como palco principal a “casa mãe” da Universidade, que acolheu, entre outros eventos,  um Encontro Etnográfico (junho), uma Seranata Intergeracional (setembro) e a II Gala de Fado Académico do OUP (novembro).

Outros pontos altos das comemorações foram a Missa Comemorativa dos 110 anos do Orfeão e o XXXVI FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias – “Cidade do Porto”, evento que juntou, a 15 de outubro, no Coliseu Porto, algumas das melhores tunas de todo o país.