Foi em clima de festa que mais de 300 pessoas se reuniram esta quarta-feira, na Praça Gomes Teixeira, para “Correr, Caminhar e Pedalar pela U.Porto”, título e mote para iniciativa que serviu de “aperitivo” para as comemorações do 108.º aniversário da Universidade do Porto.

Eram 18h00 quando os primeiros “atletas” começaram a chegar à “casa mãe” da Universidade para levantar a t-shirt do evento. Seguiu-se um aquecimento preparado pelas instrutoras do Programa UPFit do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), Hélène Oliveira e Vanessa Paiva.

Por volta das 18h30, eram já mais de 260 os participantes que aguardavam a partida para Correr, Caminhar e Pedalar. O primeiro grupo a arrancar foi o da caminhada (seriam 171 no total), que iniciou o seu percurso pelos Clérigos até à Sé, da Sé a São Bento, subindo os Aliados e terminando na Reitoria. Logo de seguida saiu o primeiro grupo de corrida (o outro partiu ao mesmo tempo do Pavilhão Luís Falcão, no polo da Asprela). Para o final ficou o grupo dos ciclistas que, com as suas bicicletas. realizaram um percurso também pela zona histórica da cidade.

Foi já ao cair da noite que os 333 participantes se juntaram em frente à Reitoria para a “foto de família”. A recebê-los estiveram o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e a Pró-Reitora para o Desporto e Qualidade de Vida, Joana Carvalho, que agradeceram o envolvimento da comunidade nas comemorações. A finalizar, um desafio: “que este não seja um exemplo único e se mantenham sempre ativos”.