“LITORAL. DINÂMICAS, NARRATIVAS, RISCOS E DESAFIOS” é o tema da Última Aula de Fernando Veloso Gomes, agendada para dia 1 de outubro, às 18h00, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP). Trata-se do culminar de uma vida profissional dedicada ao Departamento de Engenharia Civil da FEUP, sobretudo à secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, onde se tornou uma referência nacional em matéria de problemáticas do Litoral.

Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP (1973) e mestre em Arquitetura Naval/Engenharia Oceânica pelo University College London, Fernando Veloso Gomes  fez o Doutoramento em Engenharia Civil, Hidráulica Aplicada, na FEUP, instituição onde é professor catedrático desde 1997.  Diretor do programa de doutoramento em Engenharia do Ambiente (PDEA/FEUP) entre 2013 e 2020, presidiu, até 2017, ao Instituto de Recursos Hídricos (IHRH).

Durante 20 anos, prestou consultoria através da FEUP para o Ministério do Ambiente em vários projetos relacionados com a gestão costeira e recursos hídricos, tendo participado em mais de uma centena de reuniões de discussão pública. Foi o coordenador da equipa que preparou os documentos técnicos para a Estratégia Nacional de Gestão Integrada da Zona Costeira em Portugal. É ainda um membro convidado do Conselho Nacional da Água.

Os desafios do Litoral

Nos últimos anos, Veloso Gomes tem alertado para os problemas das zonas costeiras, defendendo que vão muito além da falta de monitorização. As intervenções de defesa, a mitigação e a adaptação a fenómenos extremos, a retirada planeada e as alterações globais são tecnicamente e socialmente complexas e exigem avultados investimentos inseridos em Estratégias que se pretendem adaptativas em função de Cenários.

De acordo com o professor catedrático da FEUP, há erros cometidos no ordenamento do território, além dos impactos negativos associados a infraestruturas portuárias e energéticas que não foram mitigados ou assumidos, que contribuíram de forma decisiva para graves problemas que afetam hoje a zona litoral do país.

Antes da Última Aula de Fernando Veloso Gomes, haverá espaço para a inauguração – pelas 17h00 – de uma exposição de 40 posters sobre diversas temáticas relacionadas com o trabalho do docente e investigador.

A entrada é livre.

Está ainda a ser organizado um Jantar, a ter lugar na APDL a partir das 20h30 e cuja inscrição pode ser efectuada aqui.