O ex-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa, foi eleito esta sexta-feira como novo Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto para os próximos quatro anos.

A eleição decorreu após a cerimónia de tomada de posse das seis personalidades da sociedade civil cooptadas para completarem o novo quadro de 23 membros do Conselho Geral, após as eleições que determinaram os nomes dos representantes de professores, investigadores, funcionários não docentes e estudantes que compõem aquele órgão de governo da U.Porto.

É deste grupo de personalidades externas à Universidade que é obrigatoriamente eleito o Presidente do Conselho Geral. Uma honra que cabe então a Fernando Freire de Sousa, que sucede assim a Artur Santos Silva, que desempenhou as mesmas funções durante os últimos quatro anos.

Licenciado e doutorado em Relações Económicas Internacionais pela Faculdade de Economia da U.Porto, Fernando Freire de Sousa dividiu grande parte da sua carreira profissional  entre a docência universitária na FEP e a gestão empresarial. Para além da presidência da CCDR-N (2016-2020), desempenhou ainda as funções de Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização no XIII Governo Constitucional, de 1996 a 1997, para além de outros cargos de gestão em várias empresas e grupos empresariais.

Recorde-se que, para além do agora presidente eleito, o grupo de novos membros cooptados do Conselho Geral da Universidade do Porto inclui ainda os nomes de José António Teixeira, Co-CEO da Porto Editora, do Juiz Conselheiro José Sousa Lameira, de José Souto Moura, antigo Procurador-Geral da República e Juiz Conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, de Maria Amélia Cupertino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda Miranda, e de Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto.

Com a tomada de posse dos seis membros cooptados, fica completo o novo quadro de 23 membros do Conselho Geral para o mandato 2021-2025. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, cabendo-lhe a definição do desenvolvimento estratégico, bem como a orientação e a supervisão da instituição.

Entre as suas competências incluem-se, por exemplo, a eleição do Reitor da Universidade e a aprovação da fixação do valor das propinas, do plano e relatório de atividades anuais consolidados, dos planos estratégicos de médio prazo da Universidade e das suas Faculdades e das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Na Universidade do Porto, o Conselho Geral é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, um representante dos não docentes e não investigadores, quatro representantes dos estudantes, aos quais se juntam as seis personalidades externas cooptadas pelos membros eleitos.