Fernanda Ribeiro, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (Foto: DR)

Fernanda Ribeiro, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi reeleita, no passado dia 7 de janeiro, pelo Conselho de Representantes da FLUP, para um novo mandato de quatro anos (2019-2022) como diretora da faculdade.

Licenciada em História pela FLUP (1980) e detentora do Curso de Bibliotecário-Arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1982), Fernanda Ribeiro é docente da Faculdade de Letras da U.Porto desde 1989. Doutorou-se na FLUP em 1999, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos e fez Provas de Agregação, na mesma Faculdade, em 2006.

Atual Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação, presidiu aquele departamento entre fevereiro de 2010 e setembro de 2014. Foi também Diretora do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação (2003-2014) e do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (2013-2014). Foi, ainda, coordenadora científica do CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação).

Em paralelo com a docência, desenvolve investigação científica focada nas problemáticas da organização e representação da informação, acesso e recuperação, especialmente em arquivos, e nas questões teóricas e metodológicas da Ciência da Informação, bem como na formação profissional nesta mesma área.

É, desde 6 de outubro de 2014, Diretora e Presidente do Conselho Científico da FLUP.

A tomada de posse da Diretora da FLUP decorrerá no dia 29 de janeiro, pelas 10h00, na Sala do Fundo Antigo (piso 3) da Reitoria da U.Porto.