As professoras Maria Emília Costa, Catedrática aposentada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), e Maria Isabel Soares, Catedrática jubilada da Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto, foram reconhecidas, esta terça-feira, com o título de Professor Emérito da U.Porto, uma distinção reservada a professores jubilados ou reformados que se destacaram, ao longo da sua carreira, pelos “altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade”.

A proclamação teve lugar durante a sessão solene do Dia da Universidade 2022, o evento que assinalou os 111 anos da fundação da U.Porto.

Proposto pela FPCEUP pela sua “contribuição excecional para o desenvolvimento da Psicologia em Portugal e a projeção nacional e internacional da FPCUP e da Universidade do Porto”, o nome de Maria Emília Costa constitui uma referência nos domínios do ensino e da investigação em Psicologia.

Membro da primeira geração de licenciados em Psicologia da U.Porto (1980), doutorou-se em Psicologia – na especialidade Saúde Mental – em 1990. Depois de iniciar a carreira como docente e investigadora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), integrou posteriormente o corpo docente da FPCEUP, tendo ascendido a Professora Catedrática em 2004.

Na FPCEUP, dirigiu o Mestrado Integrado em Psicologia e coordenou os mestrados em Consulta Psicológica de Jovens e em Consulta Psicológica Familiar. Foi ainda presidente da Subunidade Orgânica de Psicologia e membro do Conselho Executivo e Presidente do Conselho Científico da faculdade.

Maria Emília Costa (Foto: DR)

Autora de perto de duas centenas de artigos e livros científicos e pedagógicos, Maria Emília Costa orientou dezenas de doutoramentos e mestrados a nível nacional e internacional. Os seus interesses incidem sobre o desenvolvimento psicossocial de jovens e adultos, e as dinâmicas familiares, conjugais e parentais, domínios em que criou e lecionou diferentes disciplinas até à sua aposentação, em  fevereiro de 2021.

Ainda no âmbito da investigação científica, foi diretora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) entre 2012 e 2015, período em que projetou o centro para um patamar de excelência no panorama internacional.

A Maria Emília Costa deve-se ainda a criação, juntamente com Bártolo Paiva Campos, do Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP, o qual veio a coordenar durante mais de duas décadas. Do mesmo modo, apoiou o desenvolvimento de vários serviços de consulta psicológica na comunidade quer em centros de saúde, centros comunitários e faculdades.

Levar Energia à Economia

Já a atribuição do título de Professor Emérito a Isabel Soares visou homenagear a sua ligação à Faculdade de Economia, instituição onde foi pioneira na introdução e desenvolvimento dos temas da Economia do Desenvolvimento Sustentável e, especialmente, da Economia da Energia enquanto objetos de estudo e de investigação.

Isabel Soares licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra, em 1978, ano em que inicia a carreira de docente na FEP. Doutorada em Economia – especialização em Economia da Energia – na Université Louis Pasteur (Estrasburgo), foi responsável pela criação do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, o qual dirigiu entre 2008 a 2015. Professora Catedrática desde 1998, deu a sua Última Lição no passado dia 17 de março.

Isabel Soares despediu-se da docência na FEP no passado dia 17 de março. (Foto: FEP)

A nível científico, notabilizou-se pelo trabalho como investigadora do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP), sendo responsável pela publicação de mais de 400 publicações em revistas académicas indexadas e livros/ capítulos de livros. Liderou ainda vários projetos de investigação financiados por entidades como FCT – Fundação de Ciência e Tecnologia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Comissão Europeia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o CYTED – Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia. Os seus interesses de investigação focam-se, sobretudo, nas áreas da Economia da Energia, Economia da Regulação, Economia do Ambiente, e Finanças Empresariais.

Isabel Soares construiu também uma sólida carreira no meio empresarial, enquanto consultora de diversas entidades nacionais e internacionais,. Entre elas incluem-se o governo português, o Banco Mundial, a Comissão Europeia, a Agência Reguladora da Electricidade do Brasil, a Agência Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, ou a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

É ainda Vice-Presidente da APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia e membro da IAEE – Associação Internacional de Economia da Energia.

Este foi o 17.º ano em que a U.Porto distinguiu os seus professores reformados e jubilados. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade já distinguiu 72 docentes e investigadores.