Na conferência DSPA Insights 2024, realizada a 19 de setembro, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Coordenador da inovação pedagógica da FEP, Nuno Moutinho, apresentou o chatbot inovador que será implementado na FEP este ano letivo.
A DSPA Insights é um dos principais eventos de Data Science e Inteligência Artificial (IA) em Portugal, reunindo especialistas e líderes do setor para discutir as últimas inovações e tendências. Este ano, o evento abordou tópicos como soluções de compliance impulsionadas por IA e o impacto da IA em áreas como saúde, desporto e educação.
“A participação da FEP nesta conferência é um reconhecimento da sua capacidade inovadora e da estratégia para preparar os estudantes para um mundo tecnológico em constante evolução”, destaca Nuno Moutinho.
Recorde-se que a partir de fevereiro de 2025, cerca de 500 estudantes começarão a utilizar o chatbot desenvolvido com inteligência artificial generativa em dez unidades curriculares de diferentes áreas de estudo. A ferramenta, desenvolvida pela tecnológica portuense Armis, permitirá que docentes carreguem documentos e criem bases de conhecimento que serão acessíveis aos estudantes, docentes e investigadores.
O chatbot funcionará como um tutor pessoal, interagindo em várias línguas e oferecendo suporte especialmente valioso para estudantes internacionais. Embora seja projetado principalmente para estudo autónomo, também poderá ser utilizado em trabalhos de grupo e dinâmicas de sala de aula, fornecendo aos professores informações agregadas e métricas sobre as áreas em que os estudantes enfrentam mais dificuldades.
Este projeto-piloto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).