Óscar Afonso, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), vai tomar posse, no próximo dia 21 de março, como novo Diretor da FEP.

Eleito pelo Conselho de Representantes da Faculdade, Óscar Afonso chega à liderança da escola onde cumpriu todo o seu percurso académico, à qual está ligado há mais de três décadas e onde dá aulas nos três ciclos de estudos – licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

É autor de livros, de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais e de inúmeros working papers, realizando, a par da carreira académica, diferentes trabalhos de consultadoria, como membro da equipa técnica e como coordenador.

Óscar Afonso, que sucede na Direção da Faculdade a José Varejão, tem como grande prioridade para o seu mandato reforçar a FEP como uma das grandes escolas de Economia e Gestão do país.

“A minha maior expectativa como Diretor da FEP é que todos se consigam identificar com as prioridades, objetivos e medidas, de modo que rememos todos para o mesmo lado rumo à excelência. A ambição é conseguir uma FEP colaborativa com o resto da Universidade do Porto e com uma atitude ambiciosa e inovadora capaz de responder permanentemente aos desafios sociais, económicos, ambientais e tecnológicos”, destaca Óscar Afonso.

O plano de ação a que se propõe para o próximo quadriénio estrutura-se em torno de três objetivos estratégicos – ensino, investigação e impacto na sociedade – e em dez eixos estratégicos, dos quais fazem parte a internacionalização da escola, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a transformação digital, entre outros.

Óscar Afonso vai liderar uma Faculdade com 181 professores, 58 funcionários técnicos e administrativos e quase 3.200 alunos inscritos nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

A cerimónia de tomada de posse de Óscar Afonso, perante o Reitor da Universidade do Porto, terá lugar no dia 21 de março, às 10h00, na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto.