O Mestrado Executivo em Administração Hospitalar, uma nova aposta formativa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), acaba de ser acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O curso encontra-se em processo de registo junto da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Este mestrado, com duração de 1 ano (60 ECTS), é direcionado a economistas, gestores e outros profissionais com pelo menos 5 anos de experiência, que pretendam atualizar competências e especializar-se na gestão de hospitais e outras instituições de saúde. Coordenado pelo Professor Álvaro Almeida, o curso combina uma sólida formação teórica com uma abordagem prática, alinhando-se com as melhores práticas europeias na área.

Com um forte foco no desenvolvimento de competências práticas, o mestrado conta com parcerias institucionais de relevo, como a Unidade Local de Saúde de Santo António, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga. Estas colaborações asseguram uma formação ancorada na realidade do setor e na resolução de problemas concretos.

O plano de estudos inclui um primeiro semestre com unidades curriculares obrigatórias e opcionais, totalizando 30 ECTS, e um trabalho de projeto aplicado (30 ECTS), cuja defesa pública garante a obtenção do grau de Mestre.

Este curso integra a oferta de Mestrados Executivos da Faculdade, que já conta com dois programas em funcionamento lançados no presente ano letivo: o Mestrado Executivo em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros e o Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho.

Mais informações serão divulgadas em breve, após o registo formal na DGES.