O Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está, pela primeira vez, presente no prestigiado ranking “Masters in Finance 2022“, do Financial Times (FT), entrando diretamente para a 49ª posição a nível mundial neste ranking exclusivo para cursos de finanças, um dos mais influentes entre as escolas de economia e gestão de todo o mundo.

“A presença do Mestrado em Finanças no ranking do Financial Times é o resultado do trabalho que toda a escola tem vindo a fazer, em particular no domínio da internacionalização. Trata-se de mais um reconhecimento que nos estimula a trabalhar no sentido de continuar a proporcionar aos nossos estudantes uma sólida formação académica e a criar talento e impacto na sociedade”, salienta o Diretor da FEP, José Varejão.

O Mestrado em Finanças da FEP destacou-se como o melhor curso em Portugal e o sétimo melhor em todo o mundo em termos de retorno do investimento académico (value for money rank). Este indicador, calculado a partir dos salários atuais dos diplomados, duração do curso e propinas, demonstra que os diplomados recuperam o investimento financeiro do curso num curto espaço de tempo.

“Ver o Mestrado em Finanças reconhecido pelo Financial Times como um dos 50 melhores programas do mundo é uma confirmação da elevada qualidade da formação dada aos estudantes da FEP, do forte impacto do programa na progressão profissional dos nossos estudantes e do excelente nível científico e pedagógico do seu corpo docente. Este posicionamento no ranking permitirá certamente um aumento da visibilidade do Mestrado em Finanças e da FEP no plano internacional e teremos excelentes perspetivas para ambicionar posições ainda mais elevadas num futuro muito próximo”, destaca o Diretor do Mestrado, Jorge Farinha.

Jorge Farinha, Diretor Mestrado em Finanças FEP

Jorge Farinha, Diretor do Mestrado em Finanças, destaca a elevada taxa de empregabilidade dos estudantes do MiF (superior a 90% em 3 meses) e a aposta crescente em carreiras internacionais.

Elevada empregabilidade e porta aberta para o mundo

O ranking valorizou ainda aspetos como o desempenho do serviço de carreira da FEP no apoio e acompanhamento dos seus diplomados e as oportunidades de mobilidade internacional proporcionadas pelo curso.

Ao todo, o ranking “Masters in Finance 2022” do Financial Times avaliou 17 indicadores que se agrupam nas seguintes categorias: progresso na carreira dos antigos alunos, diversidade da escola, experiência internacional e investigação.

“Os estudantes do Mestrado em Finanças têm uma elevadíssima taxa de empregabilidade (superior a 90% em 3 meses) e cada vez mais prosseguem carreiras internacionais. Estas oportunidades são alavancadas pela significativa exposição dos estudantes a uma verdadeira experiência de aprendizagem internacional, na esfera tanto de acordos de dupla titulação com escolas de topo europeias, de envolvimento na rede mundial QTEM-Quantitative Techniques for Economics and Management e de uma elevada oferta de mobilidades internacionais em escolas parceiras”, realça Jorge Farinha.

Recorde-se que, em 2021, também o Mestrado em Gestão da FEP se estreou no ranking do Financial Times, após a Faculdade (juntamente com a Porto Business School) ter recebido a acreditação internacional AACSB, uma das mais importantes certificações internacionais na área das ciências empresariais, apenas detida por cerca de 6% das escolas nesta área de formação em todo o mundo.

Nesta edição do ranking “Masters in Finance 2022” foram selecionadas 55 escolas de todo o mundo, cinco das quais portuguesas. O ranking completo pode ser consultado aqui.

Sobre os rankings Financial Times

O Financial Times publica anualmente sete rankings divididos pelas categorias de MBA, EMBA, Mestrados em Finanças, Mestrados de Gestão e programas de MBA online, bem como programas de formação executiva.

Para integrar estes rankings, as escolas têm que cumprir diversos critérios de elegibilidade, entre as quais serem detentoras de acreditações internacionais que demonstrem a qualidade da escola, como é o caso da AACSB, que a FEP obteve em 2021.