A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) formalizou recentemente a sua adesão ao Programa Transversal de Mentoria Interpares, o projeto pioneiro que tem como objetivo promover o acolhimento e integração dos novos estudantes da U.Porto no arranque da sua nova etapa no Ensino Superior.

A partir do próximo ano letivo, os cerca de 700 novos estudantes dos diferentes ciclos de estudo da FEP passarão assim a beneficiar deste programa que junta atuais e novos estudantes nacionais e internacionais da Universidade, de modo a proporcionar a estes últimos a melhor integração possível a nível académico, pessoal e social.

Só no ano letivo 2021/2023, 1881 estudantes (mentores) de vários ciclos de estudo voluntariaram-se para acompanhar 2843 novos estudantes (mentorados) em todo o processo de integração, desde questões mais básicas – deslocamentos, aulas, inscrições, locais para tirar fotocópias, cantinas, etc – até a outras que podem parecer mais difíceis para quem acaba de chegar à Universidade. A apoiá-los estiveram ainda mais de 90 docentes das diferentes unidades orgânicas que integram aquele que é o maior programa do género em Portugal.

Ainda no âmbito da Mentoria, os participantes têm a oportunidade de participar num conjunto regular de iniciativas que visam promover o convívio, bem como a aquisição de competências e aprendizagens consideradas fundamentais para a vivência no Ensino Superior. Exemplo disso foi o I Ciclo de Workshops Mentoria U.Porto, um evento que terminou no passado dia 17 de maio e que envolveu mais de 100 estudantes, com o objetivo de lhes proporcionar um contacto próximo com temas comuns e sensíveis à realidade social.

A integração da FEP no Programa de Mentoria U.Porto foi formalizada numa reunião que contou com a presença da presidente da Comissão Científico-Pedagógica da Mentoria U.Porto, Teresa Medina, e das docentes da FEP Maria Eduarda Silva e Maria Natália Gonçalves, entre outras representantes do programa e da Faculdade.

“A Mentoria U.Porto deseja as boas vindas à FEP! Há muito que esperávamos por este momento e será muito gratificante contar com a participação da FEP neste que é um programa de acolhimento, integração e vivências solidárias de toda a U.Porto”, lê-se numa nota publicada no portal da Mentoria.

Com a entrada da FEP, sobe para 13 o número de faculdades participantes no Programa Transversal de Mentoria Interpares. Para além das escolas, o programa está também em vigor em quatro das Residências Universitárias geridas pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).