Foi o “reconhecimento a nível nacional”, aliado à “elevada taxa de sucesso dos estudantes que a frequentaram no passado” que, em 2020, levaram Luana Alves a trocar Barcelos pelo Porto, para ingressar na  licenciatura de Economia da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Do primeiro ano do curso, fortemente marcado pela pandemia, a estudante de 19 anos destaca o “ambiente acolhedor e de entreajuda entre todos os membros da comunidade académica”. Um ambiente que se revelou fundamental no sucesso académico da futura economista.

Com uma média de 18,4 valores no primeiro ano do curso, Luana Alves tem lugar reservado entre os 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Um marco que  afirma ser “motivação para continuar com o trabalho árduo“.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Escolhi a Universidade do Porto pelo seu reconhecimento a nível nacional e, também, devido à elevada taxa de sucesso dos estudantes que a frequentaram no passado. 

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Apesar da pandemia, senti um ambiente acolhedor e de entreajuda entre todos os membros da comunidade académica. 

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

A nível nacional, acho que o ensino superior assim como o ensino básico deveria ser gratuito, pelo que sou a favor da abolição da propina. Relativamente à Universidade do Porto em si, gostava que houvesse uma maior proximidade (não necessariamente geográfica) entre todas as faculdades pois considero que a convivência entre os diferentes cursos só tem a acrescentar. 

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio incentivo é, obviamente, uma motivação para continuar com o trabalho árduo e mais do que o prémio monetário, simboliza o reconhecimento do meu esforço. 

– Quais são os teus planos para o futuro?

Num futuro próximo, depois de terminar a licenciatura, quero aumentar as minhas qualificações e fazer um mestrado, quem sabe fazendo um ou outro semestre no estrangeiro. 

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Excelência.