No próximo dia 6 de março, entre as 14h00 e as 20h00, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) será palco da 3ª edição da Cimeira do Ensino, um evento organizado pela própria Associação de Estudantes (AEFEP), que se dedica à reflexão sobre o sistema educativo nacional.
À semelhança dos anos anteriores, o evento visa “tornar novamente a FEP o epicentro da discussão sobre os mais relevantes temas do ensino português, através das vozes de forças vivas da sociedade portuguesa, como políticos, especialistas, docentes e estudantes”, declara a AEFEP. Nesta edição marcarão presença, entre outros, Álvaro Santos Pereira, António Leite, Elisa Ferreira, Ilda Figueiredo, Mário Amorim Lopes, Pedro Duarte, Pedro Santana Lopes e Rui Moreira.
Neste que é o principal evento em Portugal, organizado por estudantes, dedicado ao debate sobre os desafios e oportunidades do ensino superior, serão aprofundados os mais relevantes problemas da educação, sejam estes estruturais, a montante e ou a jusante, que impactam o sistema educativo nacional.
O discurso de abertura de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, dará início à 3ª Cimeira do Ensino. A sessão de abertura será sobre captação e retenção de talento em Portugal e ficará a cargo de Álvaro Santos Pereira, economista-chefe da OCDE, e Elisa Ferreira, economista e ex-comissária europeia, com moderação de Jaime Quesado.
O painel de debate incidir-se-á no tema “Ensino Português na Europa e no Mundo” e contará com a participação de Ilda Figueiredo, economista, ex-deputada da Assembleia da República e do Parlamento Europeu, António Leite, ex-secretário de Estado da Educação, Mário Amorim Lopes, deputado da Assembleia da República, e Francisco Porto Fernandes, Presidente da FAP, com moderação de Tomás Sousa, Coordenador de Relações Externas da AEFEP.
Por fim, “Bipolarização em Portugal – (Des)Centralização” será a temática abordada na sessão de encerramento por Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e antigo primeiro-ministro, e Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto e comentador político. Pedro Araújo, editor-executivo do Jornal de Notícias, será o moderador.
O programa inclui ainda momentos de networking, permitindo a interação entre os participantes e oradores.
A organização destaca que “a educação é um pilar essencial para o progresso económico e social e que iniciativas como esta são fundamentais para estimular a participação ativa dos estudantes nas discussões que moldam o futuro do ensino superior”. A Cimeira do Ensino reafirma, assim, o compromisso da FEP e dos seus estudantes em fomentar um debate qualificado e enriquecedor sobre o setor educativo em Portugal.