Os organismos de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), em colaboração com a instituição, apresentam a segunda edição da “Semana da Sustentabilidade”, que decorrerá de 17 a 20 de fevereiro.
Numa iniciativa anual que os convoca e mobiliza, apresentam uma programação abrangente, com especialistas e convidados alinhados às temáticas das várias atividades – como debates, mesas-redondas, workshops, apresentações e outras – todas em sintonia com a missão de cada organismo estudantil da FEP.
O evento visa envolver toda a comunidade em diálogos construtivos sobre vários temas, como economia circular, consumo consciente, inclusão empresarial, desigualdades sociais, representatividade feminina, diversidade, entre outros.
No primeiro dia, entre as 11h00 e as 16h30, a FEP Junior Consulting, júnior empresa de consultoria, e a associação de estudantes irão organizar uma nova edição do “Flea Market”, uma feira de troca e venda de artigos em segunda mão. Pretendem promover um espaço de interação entre a comunidade académica e o público em geral, incentivando a economia circular e o consumo sustentável.
Das 16h30 às 18h00, decorrerá a mesa-redonda “After Work”, organizada pela FEP First Connection, cuja missão é aproximar os estudantes do tecido empresarial. Nesta conversa participarão quatro oradores de diferentes instituições. Já das 19h00 às 20h00, representantes da AIESEC in Porto FEP, plataforma internacional de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, irão partilhar as suas experiências e contributos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, isto é, “reduzir as desigualdades”.
Para o dia 18 de fevereiro, a ShARE-UP, organização internacional que conecta estudantes, empresas e ONGs para resolver problemas reais, preparou a atividade intitulada “Do Well Do Good: Sustentabilidade e Impacto Social”, que acontecerá das 14h30 às 15h30. Será apresentado o projeto em parceria com a BrONCA, responsável por dar uma segunda vida ao mobiliário antigo, beneficiando comunidades desfavorecidas no Bonfim e em Campanhã. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo criativo e técnico de peças restauradas pela organização.
De seguida, das 15h30 às 16h30, a FEP Internacional Case Team, um grupo de estudantes que participa regularmente em competições internacionais de casos de estudo, irá apresentar um caso real de desigualdade social, para o qual os participantes terão de desenvolver soluções inovadoras de mitigação deste problema que persiste na sociedade.
Entre as 14h30 e as 16h00, o FEP Linking Students, responsável por promover o acolhimento e integração de estudantes internacionais e dar a conhecer novas culturas, irá liderar um workshop de culinária sobre cozinhar sem desperdício, com momento de degustação e partilha de dicas para o dia a dia dos estudantes universitários.
A Mind Your Business, organismo estudantil dedicado ao marketing, irá iniciar a tarde de dia 19, pelas 15h00, com a apresentação de um guia prático denominado “Do Greenwashing ao Marketing Verde”. Através dele irão explorar as diferenças entre práticas enganosas e autênticas no contexto do marketing sustentável, partilhando exemplos práticos e casos reais.
Seguir-se-á, às 16h30, um momento de literacia sobre a neurodivergência na educação e no mercado de trabalho, promovido pela FEP Economics Society, organização estudantil que tem como principal objetivo levar o pensamento, o debate e o estudo económico para o panorama associativo da faculdade. Os objetivos serão desconstruir estigmas associados a condições como autismo, TDAH, dislexia, entre outras, e abordar práticas e estratégias para criar ambientes inclusivos e acessíveis, seja na escola, faculdade ou no local de trabalho.
Este dia contará ainda com um debate, às 18h00, sobre o papel da mulher na política e a sua representatividade, a cargo da Academia de Política Apartidária, associação juvenil que pretende aproximar os jovens da política, e do organismo HeForShe da FEP, que visa alcançar a igualdade de género.
O dia culminará com uma Noite de Fado na Casa Ronald McDonald do Porto, das 19h00 às 20h00, organizada pelo Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Economia do Porto (GFGFEP). Como autênticos embaixadores deste estilo musical tipicamente português, o GFGFEP levará o encanto do Fado ao jantar das crianças e famílias em tratamento prolongado na ala pediátrica do Hospital de S. João acolhidas na Casa, proporcionando um momento único que promete quebrar a rotina e encantar pela magia da música.
No dia 20 de fevereiro, das 15h30 às 16h30, o Experience Upgrade Program (EXUP), associação juvenil independente que dinamiza projetos de diferentes áreas, e a Startup BUZZ, organização que promove o empreendedorismo jovem, irão realizar uma talk sobre diversidade e inclusão, cujo principal objetivo é consciencializar para a promoção da igualdade de género. Através de uma conversa enriquecedora, o painel de oradores irá partilhar o trabalho que tem desenvolvido nesta área, assim como os desafios que ainda enfrentam.
Para finalizar a “Semana da Sustentabilidade”, entre as 16h30 e as 18h00, os estudantes e todos os interessados terão a oportunidade de visualizar o filme Hidden Figures. Esta iniciativa é da responsabilidade do FINK – FEP Ideas, News and Knowledge, do qual faz parte o jornal da faculdade “Fepiano” e o Cineclube.
Paralelamente a estas atividades, durante toda a semana, a Comissão de Praxe da FEP irá proceder à recolha de alimentos, peças de vestuário e livros, que serão, posteriormente, doados à Cruz Vermelha Portuguesa.
Através desta iniciativa, a FEP reforça o compromisso com os valores que norteiam o presente ano letivo: diversidade e inclusão. Óscar Afonso, Diretor da FEP, destaca que “num mundo cada vez mais conectado, a faculdade acredita que o respeito pelas diferenças e o empenho em contribuir para uma sociedade equitativa são pilares essenciais para o sucesso coletivo.” Refere ainda que “a “Semana da Sustentabilidade” não se limita a debater temas prementes, uma vez que promove ações concretas e práticas que visam criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde cada voz é ouvida e valorizada”.
Esta iniciativa faz parte do programa anual da FEP, ‘Uma Comunidade | Múltiplas Vozes’, que ao longo do ano letivo celebra e promove a Diversidade e a Inclusão. O programa inclui o Prémio CA & FEP Geração Impacto, mesas-redondas com o setor empresarial, académico e financeiro, entre outras ações.
Mais informações estão disponíveis aqui.