Cinco Professores da Faculdade de Economia do Porto foram reconhecidos entre os 2% de académicos mais citados mundialmemte pela Stanford University. A prestigiada lista World’s Top 2% Scientists destaca anualmente os académicos mais influentes com base na análise das citações das suas publicações científicas.
Os docentes Aurora Teixeira, Cristina Fernandes, Manuel Castelo Branco, João Gama e Teresa Fernandes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foram reconhecidos internacionalmente na última edição da “World’s Top 2% Scientist List”, referente ao ano de 2023. Um deles foi também destacado como um dos cientistas com maior impacto ao longo da sua carreira.
Esta prestigiada lista, baseada nos dados da SCOPUS, a maior base de dados mundial de citações e resumos de publicações científicas, destaca os cientistas mais influentes a nível global nas suas áreas de investigação. São utilizadas métricas padronizadas, como o número de citações, o h-index e o hm-index ajustado de coautoria, para medir o impacto científico de cada investigador.
São avaliadas 22 áreas e 174 disciplinas científicas, integrando um total de 223.152 cientistas em todo o mundo, dos quais 889 desenvolvem a sua investigação em instituições portuguesas. Investigadores da Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com a editora Elsevier B.V. (Países Baixos) e a SciTech Strategies (EUA), são responsável pela criação e atualização desta lista anual, publicada pela primeira vez em 2019, com o objetivo de promover a integridade científica e combater a autocitação excessiva.
Este ano, o ranking conta com duas novas entradas, as Professoras Cristina Fernandes e Teresa Fernandes, ambas no primeiro quartil das áreas de Business & Management (1779ª) e Marketing (495ª), respetivamente.
Igualmente no primeiro quartil, a Professora Aurora Teixeira alcançou a 857ª posição na área de Economics, enquanto os Professores João Gama e Manuel Castelo Branco obtêm as 406ª e 1795ª posições nas categorias Artificial Intelligence & Image Processing e Business & Management, respetivamente. O Professor João Gama foi ainda destacado na lista de académicos com mais impacto ao longo da carreira
Aurora Teixeira, Professora Catedrática e Vice-Presidente do Concelho Científico na instituição e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (UP). Especialista em Macroeconomia e Gestão da Inovação, é doutorada pela Universidade de Sussex (Reino Unido), foi investigadora visitante na Texas Austin University (EUA) e Bocconi University (Itália) e possui um vasto currículo de publicações.
Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior, Cristina Fernandes, é Professora Associada com Agregação em Gestão na FEP. É ainda investigadora no Centro de Economia e Finanças da UP, no Centro de Estudos em Ciências Empresariais da Universidade da Beira Interior e no Centre for Corporate Entrepreneurship and Innovation at Loughborough University, no Reino Unido. Participa ativamente em reuniões científicas e conferências internacionais sobre tecnologia e gestão, tendo sido premiada diversas vezes.
João Gama, Professor Catedrático na FEP e Vice-Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC, é uma referência mundial nas áreas da aprendizagem incremental e adaptativa, descoberta de conhecimento em tempo real e dados massivos e estruturados. Autor de vários livros e mais de 250 artigos científicos, João Gama supervisionou mais de 50 alunos de mestrado e 15 de doutoramento. Para além de ser um dos mais citados durante o ano de 2023, foi também destacado na lista dos cientistas com maior impacto ao longo da sua carreira, refletindo a elevada influência e contribuição dos trabalhos que desenvolve.
Manuel Castelo Branco é Professor Catedrático na FEP nas áreas da Responsabilidade Social Corporativa e Contabilidade. É investigador no Centro de Economia e Finanças da UP e no Observatório de Economia e Gestão de Fraude. É autor de trabalhos publicados em revistas internacionais de renome, como o Accounting, Auditing and Accountability Journal (Reino Unido), Journal of Business Ethics (Alemanha), Journal of Cleaner Production (Países Baixos) e British Accounting Review (Reino Unido).
Por fim, Teresa Fernandes é Professora Associada na FEP, onde já foi Diretora do Mestrado em Gestão de Serviços, e é membro atual do Conselho Científico do Mestrado em Gestão de Marketing. A sua investigação foca-se sobretudo em consumer services, marketing digital e social media engagement, tendo sido publicada em revistas como Journal of Business Research (Países Baixos), Journal of Services Marketing (Reino Unido), Journal of Retailing and Consumer Services (Reino Unido), Journal of Marketing Management (Reino Unido), entre outros.
Este reconhecimento aos cinco docentes da FEP reafirma o compromisso da faculdade com a excelência científica e a liderança nas suas áreas de investigação, tanto a nível nacional como internacional, inspirando novas gerações de estudantes e profissionais a apostarem na inovação e no rigor científico.
Estes estudos podem ser consultados no portal da Public Library of Science Biology.