A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) uniu esforços com a Porto Business School (PBS) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN) para criar o Observatório do Risco Geopolítico para Empresas, uma iniciativa inovadora que visa ajudar as organizações portuguesas a enfrentar os desafios impostos pelo atual cenário geopolítico global.
Num contexto de crises internacionais e tensões crescentes – incluindo as implicações das eleições presidenciais nos EUA para as relações com a Europa, Rússia, China e Médio Oriente, bem como quase três anos de conflito na Ucrânia –, o Observatório pretende ser um recurso essencial para empresas e instituições nacionais.
Segundo Jorge Rodrigues, coordenador do Observatório do Risco Geopolítico para Empresas e Professor da FEP “num momento de grande tensão global, é fundamental que as organizações portuguesas compreendam os riscos geopolíticos e saibam como agir. Com a incerteza sobre a política externa nos EUA, no Médio Oriente e na Europa, entre outros múltiplos focos de pressão internacional, o Observatório visa monitorizar os riscos mais críticos e permitir desenvolver planos de ação para assegurar a sustentabilidade das instituições.”
O Observatório do Risco Geopolítico para Empresas irá recolher informação e desenvolver estudos sobre os principais riscos geopolíticos globais e regionais que afetam as empresas portuguesas. Também irá promover a colaboração com instituições académicas, empresariais e governamentais, bem como o desenvolvimento de boas práticas para a gestão dos riscos em questão e de estratégias de mitigação dos mesmos.
A FEP, reconhecida pelo seu papel na formação e investigação económica e estratégica, contribui para esta iniciativa com a sua expertise analítica, reforçando a importância da ciência económica na antecipação e mitigação de riscos.