A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) conquistou, pela segunda vez, uma posição de destaque no Ranking Masters in Finance do Financial Times (FT), que avalia a qualidade e o prestígio dos programas de Mestrado em Finanças oferecidos por universidades e escolas de negócios em todo o mundo.
Na edição deste ano, a FEP ocupa a 55ª posição a nível mundial, entre as instituições selecionadas, das quais apenas quatro são portuguesas.
O Mestrado em Finanças da FEP destaca-se como o melhor curso em Portugal em termos de retorno do investimento académico, o que significa que os diplomados da FEP recuperam o investimento financeiro do curso num curto espaço de tempo, de acordo com os salários atuais, a duração do curso e as propinas.
Adicionalmente, o mestrado lidera em igualdade de género em Portugal, com a maior representação feminina no corpo docente e entre os estudantes, o que reflete o compromisso da FEP em promover um ambiente académico equilibrado, diverso e inclusivo.
“Trata-se de um marco importante, que consagra o Mestrado em Finanças da FEP como o único mestrado fora da capital com presença no ranking mundial do FT de Mestrados em Finanças pré-experiência e o único a nível nacional com presença no top-10 mundial em importantes sub-rankings, como o do retorno do investimento académico (8º lugar) e o da progressão na carreira (7º lugar). É ainda de realçar o posicionamento na 19ª posição no que diz respeito à experiência internacional proporcionada aos alunos. Acreditamos que, apesar destes excelentes resultados, o curso ainda tem uma grande margem de progressão e a presença reiterada neste ranking irá reforçar ainda mais a atratividade do programa para candidatos de grande qualidade, tanto nacionais como internacionais, assim como a sua empregabilidade a nível global”, afirma o Diretor do Mestrado em Finanças, Jorge Farinha.
O Ranking Masters in Finance 2024 avaliou 18 indicadores agrupados em cinco categorias principais: progresso na carreira dos antigos alunos, diversidade da escola, experiência internacional, investigação e pegada carbónica. Esta análise baseia-se em informações recolhidas através de dois inquéritos distintos, sendo um destinado às escolas de Economia e Gestão e o outro aos antigos alunos.
Para serem elegíveis, as escolas devem cumprir critérios rigorosos, incluindo possuir acreditações internacionais que demonstrem a qualidade da escola, como a da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), uma das mais importantes certificações na área das ciências empresariais, atribuída a apenas 6% das escolas em todo o mundo. Em 2021, a FEP recebeu essa acreditação.
“Esta classificação do FT é uma das mais influentes e detalhadas do setor, orientando potenciais estudantes na tomada de decisões sobre a sua educação e, consequentemente, a sua carreira. Assim, a inclusão da FEP pela segunda vez é um reconhecimento significativo do trabalho árduo e da dedicação diária de toda a comunidade académica, refletindo a qualidade do nosso corpo docente, a excelência dos nossos programas e o ambiente inclusivo que promovemos. Pretendemos continuar a oferecer uma educação de alta qualidade que prepare os nossos estudantes para se destacarem no mercado global”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.
Os resultados globais do Ranking Masters in Finance 2024 do FT estão disponíveis aqui.