A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) marcou presença no 10.º Workshop do European Master in Official Statistics (EMOS), um evento que promove a troca de ideias e experiências entre estudantes, alumni, professores e profissionais da área da estatística. A participação da FEP fez-se de estudantes e alumni, bem como pela presença ativa de docentes da faculdade.

Catarina Campos Silva, alumna do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (MADSAD), track EMOS, foi uma das figuras em destaque. Catarina, que fez estágio no STATEC Luxemburgo, continua a ser uma fonte de inspiração pelo seu percurso profissional. Ricardo Carvalho, estudante do 2.º ano do MADSAD (track EMOS), também se destacou, preparando-se para realizar o seu estágio no Instituto Nacional de Estatística (INE). Ambos foram convidados pela organização do evento, que elogiou o talento e o contributo dos estudantes da FEP para a área da estatística.

A representação da FEP no workshop também contou com a presença da Professora Maria Eduarda Silva, que exerce a função de representante académica da FEP no EMOS, e do Professor Pedro Campos, representante do INE no EMOS e orador convidado no evento. A sua participação sublinha a forte ligação da FEP à comunidade internacional de estatísticos e a importância da colaboração entre a academia e os organismos estatísticos.

É importante salientar que os estudantes do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (MADSAD) têm acesso, sob certas condições, à qualificação EMOS (European Master in Official Statistics). Criado em 2014 pelo Eurostat e pelo Sistema Estatístico Europeu (SEE), o EMOS visa integrar o tema das estatísticas oficiais nos curricula académicos, colmatando lacunas na formação e recrutamento de profissionais da área. O programa tem como objetivo também constituir uma base de recrutamento de profissionais altamente qualificados para o SEE e para o Sistema Europeu de Bancos Centrais (ESCB).

Este evento reforça a importância da colaboração entre a academia e os organismos estatísticos, promovendo avanços significativos na área da estatística e destacando o impacto positivo dos alunos e professores da FEP no cenário internacional.