A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) celebra este ano 70 anos de existência. Um aniversário que será assinalado a partir do dia 2 junho, data em que junta o tradicional Dia da FEP ao início do Ciclo de Conferências FEP 70 anos.

As comemorações arrancam às 15h30, no Salão Nobre, cabendo ao Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, dar início à cerimónia e à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o encerramento.

O Dia da FEP é também o momento para reconhecer publicamente o mérito dos atuais e antigos estudantes, tendo como um dos pontos altos a entrega do Prémio Carreira FEP 2023 a José Roquette, Fundador do Esporão.

O Prémio Carreira FEP distingue anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

“A celebração dos 70 anos da FEP é uma homenagem à trajetória percorrida com a inteligência e o compromisso de sucessivas gerações de estudantes, professores, investigadores e colaboradores técnicos. Juntos, foram fundamentais para a construção de uma Faculdade que contribuiu decisivamente para a transformação da região, consolidando a sua posição no cenário nacional e ganhando uma posição cada vez mais marcante no contexto internacional”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Economia e academia em debate

O Dia da FEP 2023 (ver programa) ficará também marcado pelo hastear da bandeira dos 70 anos da Faculdade e pela realização da conferência “A Competitividade Portuguesa e a Coesão Europeia”, que terá como oradora a Comissária Europeia e antiga estudante da FEP, Elisa Ferreira. A moderação ficará a cargo do Diretor do jornal Público, Manuel Carvalho.

Esta será a primeira de um ciclo de cinco conferências, a decorrer até maio de 2024, que pretendem promover uma reflexão sobre áreas chave da economia e da academia. Em discussão estarão temas como a gestão de empresas e os gestores portugueses, a Interdisciplinaridade e o Futuro da Universidade, entre outros.

O programa inclui também uma conferência sobre “A Arquitetura, Viana de Lima e o Edifício da FEP”, com o arquiteto Eduardo Souto de Moura. Pretende-se deste modo assinalar os 50 anos de inauguração do edifício principal da Faculdade, a celebrar em 2024.

“As comemorações não serão, apenas, uma celebração do percurso realizado. Queremos interrogar criticamente o nosso presente e as nossas circunstâncias e queremos, sobretudo, projetar o futuro da Faculdade”, salienta Óscar Afonso.

O Presidente da República concedeu o seu alto patrocínio às comemorações dos 70 anos da FEP. Marcelo Rebelo de Sousa presidirá também à Comissão de Honra composta por representantes do poder legislativo e de órgãos executivos, bem como por um conjunto diversificado de antigos alunos que marcaram a história da FEP.