Semana da Sustentabilidade FEP 2025
Detalhes
De 17 a 20 de fevereiro, a Faculdade acolhe a segunda edição da Semana da Sustentabilidade, uma iniciativa promovida pelos organismos estudantis em colaboração com a instituição. Sob o mote
Detalhes
De 17 a 20 de fevereiro, a Faculdade acolhe a segunda edição da Semana da Sustentabilidade, uma iniciativa promovida pelos organismos estudantis em colaboração com a instituição. Sob o mote “Diversidade e Inclusão”, o evento visa mobilizar a comunidade académica para reflexões e diálogos profundos sobre questões essenciais relacionadas com a sustentabilidade nas suas diferentes dimensões.
O programa apresenta uma ampla variedade de atividades, como debates, mesas-redondas, workshops, apresentações e ações comunitárias, que promovem a interação e o envolvimento de todos os participantes. Entre os temas em destaque estão as várias dimensões da diversidade e inclusão, como igualdade de género, representatividade feminina, inclusão empresarial, neurodivergência, desigualdades sociais, direitos humanos, consumo consciente e economia circular, refletindo o compromisso dos organismos estudantis da FEP em promover um futuro mais inclusivo e sustentável.
A Semana da Sustentabilidade FEP é um convite a toda a comunidade académica e externa para participar ativamente, refletir e agir em prol de um futuro mais inclusivo e sustentável.
PROGRAMA
> Lançamento da edição especial do FEPIANO
Com entrevista a Eduardo Moura, Senior ESG Advisor da EDP e membro do Comité da Sustentabilidade da FEP, artigo de opinião de Filipa Saldanha, Diretora de Sustentabilidade no Crédito Agrícola, e artigos dos organismos estudantis da FEP.
Organização: FINK
> Recolha para doação de bens (até dia 20.02.2025)
Átrio da FEP
Recolha de alimentos, peças de vestuário e livros e posterior doação à Cruz Vermelha Portuguesa.
Organização: Praxe
> Ementa do Bar da Semana da Sustentabilidade (até dia 20.02.2025)
Bar da FEP
Durante os quatro dias da Semana da Sustentabilidade, o Bar da FEP irá ter uma ementa especial, com um prato típico de diferentes países, por cada dia da semana, alinhando-se à iniciativa da Linking Students no âmbito da culinária internacional.
Organização: Bar da FEP, Linking Students
> FEP Flea Market
11:00-16:30 | Átrio e corredor do piso inferior do Edifício Principal da FEP
Feira de troca e venda de artigos em segunda mão, criando um espaço de interação entre a comunidade académica e o público em geral, incentivando a economia circular e o consumo sustentável.
Organização: AEFEP, FEP Junior Consulting
> After Work – Semana da Sustentabilidade
16:30-18:00 | Varandas dos Passos Perdidos da FEP
Com o tema Diversidade e Inclusão, o After Work – Semana da Sustentabilidade vai reunir um painel de oradores de diferentes áreas que, em formato de mesa redonda, irão partilhar a sua visão e interagir com os participantes. O evento contará com a participação dos oradores Norma Franco (Partner de Climate Change and Sustainability Services na EY), Joana Guimarães (Investigadora e Psicóloga), Alexandre Teixeira (Coordenador do Centro Porto na Associação CAIS) e Carlos Guimarães Pinto (Deputado). O evento incluirá também um momento de coffee break, proporcionando aos estudantes uma oportunidade adicional de networking com os profissionais presentes.
Organização: FEP First Connection
> Pontes para a Igualdade e o Unconscious Bias
19:00-20:00 | Anfiteatro 115
Alumni da AIESEC in Porto FEP e participantes das atividades da AIESEC irão partilhar as suas experiências e contributos para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, isto é, “reduzir as desigualdades”. A sessão será conduzida por Salomé Caetano, atual Diretora do Departamento de Voluntariado, e Beatriz Ribeiro, Alumni e antiga Diretora do Departamento de Voluntariado.
Organização: AIESEC in Porto FEP
> Do Well Do Good: Sustentabilidade e Impacto Social
14:30-15:30 | Anfiteatro 115
Apresentação da ShARE-UP e o seu compromisso com práticas sustentáveis, seguida de uma apresentação do projeto da ShARE-UP com a BrONCA, uma organização que dá uma segunda vida ao mobiliário antigo, beneficiando comunidades desfavorecidas no Bonfim e Campanhã. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo criativo e técnico de peças restauradas pela organização.
Organização: ShARE-UP
> Workshop de culinária: a Guide to Zero Waste
14:30-16:00 | Em frente à lona, no átrio da FEP
Workshop prático de culinária com Cristina Ferreira, da LIPOR, sobre cozinhar sem desperdício. Com momento de degustação e partilha de dicas para o dia a dia dos estudantes universitários.
Organização: Linking Students
> Um caso sobre Inclusão e desigualdades sociais
15:30-16:30 | Anfiteatro 115
Resolução de um caso de estudo sobre inclusão e desigualdades sociais. Neste exercício prático, os participantes irão abordar um problema real e terão a possibilidade de desenvolver soluções inovadoras para mitigar esta questão que persiste na sociedade atual.
Organização: FICT
> Do Greenwashing ao Marketing Verde: Um Guia Prático
15:00-16:30 | Anfiteatro 113
Neste encontro, que contará com a Professora Arminda Sequeira (ISCAP) e com Kevin Michels e Pedro Almeida, estudantes do Mestrado em Marketing da FEP, serão analisadas as diferenças entre estratégias de marketing desonestas (greenwashing) e estratégias de marketing éticas e realmente sustentáveis (marketing verde).
Através de exemplos reais e conselhos práticos, será abordado como as marcas podem comunicar o seu compromisso ambiental de forma transparente, de modo a evitar as armadilhas do greenwashing, e construir um branding sustentável.
Arminda Sequeira, Professora Assistente no ISCAP, é doutorada em Comunicação Estratégica e Organizacional e mestre em Relações Económicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho. Desenvolve investigação no âmbito da identidade, cultura, imagem e comunicação organizacional.
Organização: Mind Your Business
> A Neurodivergência na Educação e no Mercado de Trabalho
16:30-18:00 | Anfiteatro 113
Um evento de literacia para promover a consciencialização sobre a neurodivergência, com o objetivo de desconstruir estigmas associados a condições como autismo, TDAH, dislexia, entre outras. Serão abordadas práticas e estratégias para criar ambientes inclusivos e acessíveis na educação e no trabalho.
Organização: FEP Economics Society
> Quebrar Barreiras: O Papel da Mulher na Política
18:00-19:30 | Anfiteatro 215
Debate sobre o papel da mulher na política e a sua representatividade.
Organização: APA – Academia de Política Apartidária, HeForShe FEP
> Uma noite de Fado na Casa Ronald McDonald do Porto
19:00-20:00 | Fundação
O GFGFEP ruma novamente à Casa Ronald McDonald do Porto para trazer o Fado para o jantar das crianças e famílias ali alojadas. Enquanto mensageiros deste estilo musical tipicamente português, o Grupo proporciona às famílias da Casa um evento que junta miúdos e graúdos, numa atividade marcada pela diferença da rotina e do gosto pela música.
Organização: GFGFEP – Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Economia do Porto
> Equilibrar a Balança: Igualdade no Mundo Atual
15:30-16:30 | Sala 505 – FEP Innovation HUB
Talk sobre diversidade e inclusão, cujo principal objetivo é consciencializar para a promoção da igualdade de género. Através de uma conversa enriquecedora, o painel de oradores, do qual faz parte Inês Marques Bastos, Programme Specialist – Gender Equality na UNICEF, irá partilhar o trabalho que tem desenvolvido nesta área, assim como os desafios que ainda enfrentam.
Inês Marques Bastos é uma jovem especialista em igualdade de género com cerca de 10 anos de experiência na área, tendo passado por várias consultoras de desenvolvimento, pela ONU, no papel de Líder do Projeto de Resiliência Transformativa de Gênero e Construção da Paz e pertence à UNICEF na capacidade de Especialista no Programa de Igualdade de Género.
Organização: StartUp BUZZ, EXUP
> Visualização do filme ”Hidden Figures”
16:30-18:00 | Auditório 631
Visualização de um filme com o tema de inclusão e diversidade.
Organização: FINK
> Atuação Solidária para crianças hospitalizadas
Uma atuação solidária que leva música e alegria às crianças hospitalizadas, proporcionando-lhes um momento especial de bem-estar e inclusão, onde podem desfrutar de um espetáculo musical.
Organização: TFEP

A Biblioteca da FEP junta-se a esta importante iniciativa com uma seleção de livros sobre sustentabilidade, diversidade e inclusão.
Convidamos todos a visitarem!
ORGANIZAÇÃO
PARCEIRO DA SEMANA