As candidaturas aos mestrados de continuidade e de especialização da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) atingiram, em 2025, o maior número de sempre, registando um crescimento de 25% face a 2024.
De acordo com o diretor da FEP, Óscar Afonso, “este resultado reflete o reconhecimento da excelência dos programas da instituição e o impacto das estratégias desenvolvidas nos últimos anos. Entre os fatores destacados, estão a aposta nas acreditações internacionais e a ascensão nos rankings, consolidando a reputação da faculdade a nível global”.
Com diversos mestrados a registarem subidas significativas, algumas superiores a 40%, a procura pela formação avançada na FEP reforça a competitividade e a qualidade dos cursos oferecidos. A crescente notoriedade da instituição tem sido fundamental para este crescimento, sendo impulsionada pela presença em rankings internacionais, como o do Financial Times, que continua a destacar a FEP entre as melhores escolas na área da gestão e das finanças.
Segundo Óscar Afonso, este marco resulta do empenho de toda a comunidade académica. O trabalho dos docentes das licenciaturas, que incentivam os estudantes a prosseguir os seus estudos na FEP e dos professores dos mestrados, que asseguram um ensino de elevada qualidade, é reconhecido como determinante. Além disso, as direções dos mestrados, com o seu dinamismo, e os colaboradores dos diversos serviços da faculdade são apontados como peças-chave no sucesso da instituição.
O crescimento do número de candidaturas confirma que os mestrados da FEP continuam a ser uma escolha de referência para quem pretende reforçar a sua formação académica e impulsionar a sua carreira profissional.
A FEP prepara-se agora para a primeira fase de candidaturas aos seus Mestrados Executivos, com início em março, dirigidos a profissionais que procuram atualização e especialização em áreas estratégicas. Com esta oferta, a faculdade reforça o seu compromisso com a inovação e a excelência académica, garantindo programas alinhados com as exigências do mercado e as necessidades da sociedade.