André Ferreira, Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), conquistou o terceiro lugar na primeira edição do Prémio Open Data Academy Challenge, uma iniciativa da E-REDES que distingue dissertações e projetos de mestrado focados na transição energética e baseados em dados do Portal Open Data.

O estudo premiado, intitulado “A Dimensão da Pobreza Energética em Portugal e os seus Determinantes”, orientado pela Professora Isabel Mota, destacou-se pela qualidade da investigação e pela relevância do tema, abordando um dos desafios mais prementes da transição energética no país.

A cerimónia de entrega de prémios reuniu investigadores, académicos e especialistas do setor. Integrou uma agenda alargada de conferências e debates, iniciando-se com uma sessão de boas-vindas conduzida por João Martins de Carvalho, administrador da E-REDES, e uma apresentação de Luís Tiago Ferreira sobre o impacto do Open Data. Seguiu-se uma palestra do Professor Mário Figueiredo, do Instituto Superior Técnico, e um painel subordinado ao tema “O Papel dos Dados no Desafio da Inovação”, moderado por um jornalista do PÚBLICO e que contou com a participação de especialistas como Carlos Sampaio (APREN), Carlos Ferraz (APOCME), António Soares (Agência para a Modernização Administrativa), Luís Nunes (ISCTE) e Joana Grácio (DataCOLAB). O evento culminou com a entrega de prémios e o encerramento por Ferrari Careto, presidente da E-REDES.

Com o sucesso da primeira edição do Prémio Open Data Academy Challenge, a E-REDES já anunciou uma nova edição para o próximo ano, desafiando futuros investigadores a transformar dados em soluções inovadoras para o setor energético. O prémio atribui três distinções por edição, com valores de 6.000 euros para o primeiro classificado, 4.000 euros para o segundo e 2.000 euros para o terceiro.

Os projetos são avaliados com base na relevância dos dados do Open Data para a investigação (30%), na contribuição da dissertação ou projeto para a transição energética (50%) e na capacidade de síntese e comunicação do autor no pitch final (20%).